Campus Rio Paranaiba

Bioquímica da Nutrição: aquisição do conhecimento utilizando o lúdico

21/06/2016

No último dia 08 de junho de 2016 ocorreu no gramado em frente ao Pavilhão de Aulas da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, a segunda apresentação de trabalho da disciplina de Bioquímica da Nutrição (NUR 200) do Curso de Nutrição.

O trabalho consistiu da apresentação de 5 atos das rotas bioquímicas do metabolismo dos lipídios e corpos cetônicos e incluiu: lipogênese, lipólise, metabolismo do colesterol, cetogênese e cetólise. A turma de alunos foi dividida em grupos, no qual cada um teria o tempo de 10 minutos para explicar uma rota metabólica utilizando música, dança e/ou a dramatização. Alguns grupos elaboraram paródias sobre o assunto a ser trabalho na aula exposta no gramado (apêndices A, B e C).

No início da aula a professora leu o Poema – A gordura já não é formosura, da autoria de Antônio Silva (anexo A). No final da aula ocorre uma série de perguntas sobre todo o conteúdo trabalhado em sala de aula e na aula do gramado, sendo que cada aluno(a) deveria responder uma pergunta. Caso ele não soubesse os demais poderiam ajudá-lo. A seguir podem ser observadas algumas fotos da atividade realizada, bem como o anexo e os apêndices.

Martha Elisa Ferreira de Almeida
Professora do Curso de Nutrição  UFV – CRP