Universidade aprova portal e outras duas propostas de divulgação científica em chamadas da Fapemig

15/06/2016

Nos próximos meses, a Universidade terá um novo meio de divulgação científica: o Portal Ciência na UFV, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) na última segunda-feira (13). É a primeira vez que a Fapemig oferece apoio financeiro à implantação ou à consolidação de estruturas de comunicação em universidades públicas ou confessionais e em instituições de ciência e tecnologia. Das 20 propostas recebidas por meio do edital 08/2015, nove foram recomendadas para contratação.

A proposta terá como responsável o coordenador de Comunicação Social da UFV, Rennan Mafra, e receberá o subsídio de R$197.821,05. Ela promoverá a divulgação de conteúdos, iniciativas e produtos midiáticos da Universidade, ampliando o acesso da sociedade e de públicos específicos – como jornalistas, professores da educação básica e estudantes dos ensinos fundamental e médio – às pesquisas desenvolvidas na instituição. De acordo com Rennan, a proposta destacará e fortalecerá o papel estratégico da comunicação da Universidade, além de atender anseios da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da própria instituição. “Estamos seguindo uma tendência nacional e internacional, de produzir conhecimentos que não façam sentido apenas para os pares, mas que tenham objetivos sociais”.

A Fapemig tem feito um grande esforço para promover a popularização da ciência em Minas Gerais; tanto que, no ano passado, criou a Rede Mineira de Divulgação Científica, que reúne e promove cursos de capacitação e atualização para representantes de diversas instituições do país.

Para a jornalista da CCS Léa Medeiros, que representa a UFV na Rede, o apoio da Fundação é fundamental para que as instituições públicas busquem novas linguagens e tecnologias para divulgar o que fazem e alcançar públicos diferentes.

Outras propostas aprovadas
A UFV também teve duas propostas aprovadas por meio da chamada 07/2015. Uma delas, Saberes da Mata Atlântica: proposta de popularização da ciência no entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, será coordenada pelo professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular João Paulo Viana Leite e receberá subsídio de R$85.291,50. A outra, Produção e distribuição de cartilhas educativas sobre fauna e meio ambiente na Zona da Mata e Vale do Rio Doce em Minas Gerais, terá à sua frente o professor do Departamento de Biologia Animal Renato Neves Feio e receberá o subsídio de R$89.104,47.

A chamada 07/2015, que tem entre seus objetivos a disseminação e a democratização de informações sobre produção de conhecimento em Ciência e Tecnologia em Minas Gerais e suas implicações no dia a dia dos cidadãos, recebeu 167 propostas, das quais 33 foram recomendadas para contratação.

Vale destacar que, juntos, a chamada 07/2015 e o edital 08/2015 recomendaram 42 propostas para contratação e garantirão um investimento de cerca de R$4 milhões.

(Divisão de Jornalismo)