Reitoria recebe coordenadores de programa de mobilidade acadêmica

13/06/2016

Esta segunda-feira (13) marcou o início das atividades da II Reunião dos Coordenadores do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) na UFV. Pela manhã, os oito coordenadores vindos da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de outro estado brasileiro, foram recebidos pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e pelo vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão na reitoria do campus Viçosa.

O Marca, implementado pelo Setor Educacional do Mercosul, tem como objetivos principais melhorar a qualidade das atividades acadêmicas e promover a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores – por um semestre letivo, sempre a partir do segundo semestre do ano – entre instituições e países. Participam dele cursos de graduação avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul de instituições da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – países membros – e da Bolívia e do Chile – países associados.

Na UFV, o Programa já acreditou e está acreditando vários cursos, sob a coordenação institucional do diretor de Relações Internacionais Vladimir Di Iorio. Aqueles que já enviam e recebem acadêmicos de outros países, porém, são os de Agronomia e de Engenharia de Alimentos, sob as coordenações acadêmicas dos professores Moacil de Souza e Ronaldo Perez (à direita, na última fotografia), respectivamente.

Essa II Reunião dos Coordenadores do Marca é apenas para a área das engenharias, como explicou Ronaldo; sendo que o evento da área da Agronomia aconteceu em Uberlândia (MG), no final de 2015. Para o professor, o Programa reflete a excelência da Universidade, além de permitir que ela conheça metodologias de ensino diferentes, colabore com outras instituições e perceba como pode melhorar sua formação profissional. “Nos mostra como aproveitar as diferenças entre as instituições”, disse.

De acordo com a reitoria, eventos como esse, que permitem que representantes de instituições diferentes se encontrem pessoalmente e conheçam seus locais de trabalho, são muito proveitosos. Ela destacou que a instituição valoriza a internacionalização, dando como exemplos a participação significativa no Programa Ciência sem Fronteiras e a seleção para fazer parte da Universidade em Rede do Brics. “E fortalecer as relações com a América Latina é muito importante”.

Os participantes da Reunião que estiveram na reitoria, além do diretor de Relações Internacionais Vladimir Di Iorio e do professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos Ronaldo Perez, foram Marcelo Villar, Diana Constenla e Ethel Pérez, da Universidad Nacional del Sur, e Nancy Reartes, da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina); Oscar Aguilera S., da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (Bolívia); Edelira Velazquez, da Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), e Elena Castelló, da Universidad de la República (Uruguai), além de Maria Isabel da Silva, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).

Vale destacar que o Marca é administrado por um convênio de vários órgãos dos países integrantes. No Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação são os responsáveis.

(Divisão de Jornalismo)