Campi Florestal e Rio Paranaíba completam 10 anos de oferecimento de cursos de nível superior

09/06/2016

No mesmo ano em que a UFV comemora mais uma década, os campi Florestal e Rio Paranaíba completam 10 anos de criação dos seus cursos de nível superior e de existência, respectivamente. As criações dos campi aconteceram em momentos diferentes, de acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, mas ambas fizeram parte de um processo de levar o conhecimento e a experiência da Universidade para outros locais de Minas Gerais.

Apesar de o campus Florestal (duas primeiras fotos abaixo) existir há mais tempo, ele passou a oferecer cursos de graduação a partir de 2006, mesmo ano em que o campus Rio Paranaíba (terceira foto abaixo) iniciou suas atividades, já com cursos de nível superior. Segundo a reitora, os campi são muito importantes para as regiões onde estão instalados, para o estado e para o país, seguindo o mesmo caminho, com a mesma filosofia e critérios de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, que o campus Viçosa.

Após esses 10 anos, ela destaca que os campi estão se desenvolvendo rapidamente, ampliando suas infraestruturas e criando novas atividades, entre outras realizações. “Eles fizeram seus papeis”, afirma. Atualmente, ambos possuem 10 cursos de graduação e um programa de pós-graduação. Florestal conta com cerca de 1.500 estudantes e Rio Paranaíba com aproximadamente dois mil.

A reitora lembrou, ainda, a importância de agradecer às cidades de Florestal e Rio Paranaíba, que apoiaram e se comprometeram com a UFV: “nós não teríamos crescido tanto e na velocidade em que crescemos sem elas”. E de agradecer às comunidades universitárias, desejando que elas continuem se desenvolvendo com excelência.

Concursos literários
Para marcar as datas, os campi Florestal e Rio Paranaíba realizarão concursos literários para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental das escolas das redes municipal, estadual e particular das suas cidades. Cada campus premiará três contos, inéditos e redigidos manualmente no formulário que a UFV disponibilizará, produzidos a partir do tema Conhecendo a UFV. O objetivo é aproximar os jovens da história da Universidade, que será contextualizada a partir de visitas aos campi e palestras.

As inscrições para os concursos Conhecendo a UFV deverão ser realizadas até 17 de junho. O agendamento para as visitas, no entanto, já está acontecendo. Todos os detalhes sobre os concursos, das inscrições aos processos seletivos, estão nos editais: Florestal e Rio Paranaíba.

Logotipo comemorativo
O campus Rio Paranaíba também criou um logotipo comemorativo dos seus 10 anos. A autoria do trabalho, disponibilizado abaixo, é das técnicas administrativas Thamires Martins e Kérly Cristina de Oliveira. Todos os detalhes estão na página do campus na internet.

(Divisão de Jornalismo)