Campus Viçosa

Videomonitoramento ajuda a recuperar objetos furtados no campus Viçosa

06/06/2016

Nas últimas semanas, o sistema de videomonitoramento, operado por analistas técnicos da Diretoria de Segurança Patrimonial e Comunitária (DLS) da UFV, mostrou, mais uma vez, a sua eficiência ao captar imagens que possibilitaram a recuperação de objetos furtados no campus e a identificação dos ladrões.

No Departamento de Arquitetura e Urbanismo, foram recuperadas duas câmeras depois que os operadores do videomonitoramento comunicaram o registro das imagens do furto à vigilância, que imediatamente acionou a Polícia Militar (PM). Pelas câmeras da DLS, foi identificado o rosto de um dos autores, posteriormente localizado pela Polícia. Os objetos foram restituídos pela Polícia Civil e os ladrões levados para a delegacia, onde foram interrogados depoimento e confessaram o furto. A Polícia Militar lavrou um boletim de ocorrência e os dois homens estão respondendo ao crime de furto. Também na Divisão de Saúde, as imagens identificaram os dois autores de uma tentativa de furto, com dano ao patrimônio público, realizado no dia 28 de maio. O mesmo aconteceu no CCB2: os ladrões foram identificados e a prisão preventiva já foi solicitada.

De acordo com o diretor da DLS, José Otávio Monteiro, os analistas do setor de videomonitoramento observam as imagens 24 horas e informam com agilidade toda ação suspeita e criminosa aos vigilantes da Universidade, que realizam serviço de ronda permanentemente no campus Viçosa e acionam os policiais militares quando necessário. Essa agilidade também é uma característica do sistema Sentinela UFV, que estará funcionando em breve e que foi concebido com o objetivo de planejar ações preventivas de segurança, baseado em informações estatísticas e de coordenadas geográficas do setores do campus Viçosa.

O Sentinela UFV é um sistema web, multiusuário, desenvolvido na linguagem PHP, com base de dados MySQL (Software Livre). Ele dispõe de um cadastro de ocorrências com dados pertinentes para ações de planejamento institucional na segurança do campus, com geração de relatórios, gráficos, cadastro e controle do patrimônio subtraído. Há ainda dados geográficos em mapas de calor nos pontos de ocorrência. O Sistema tem uma plataforma de trabalho amigável, o que facilita seu uso no dia a dia e agiliza a geração de relatórios com os dados das ocorrências.

 

(Divisão de Jornalismo)