Campus Viçosa

Trabalho do Departamento de Veterinária é premiado em Congresso no Canadá

03/06/2016

.

O trabalho Bacterial cellulose and bacterial cellulose/polycaprolactone composite as tissue substitutes in rabbit córneas recebeu o prêmio Trainee Award, oferecido pela Nature Publishing durante o 10th World Biomaterials Congress, que aconteceu em Montreal (Canadá), de 17 a 22 de maio. Ele foi um dos quatro apresentados no evento pela professora Andrea Pacheco Batista Borges, do Departamento de Veterinária. O congresso recebeu mais de 3.500 trabalhos de 60 países.

O artigo tem autoria de Paulo Victor S. Queiroz, Fabrício L. Valente, Rodrigo V. Sepúlveda, Renato B. Eleotério, Hernane S. Barud, Emily C. Carlo Reis e Andrea P. B. Borges e mostra os resultados do emprego de membranas de celulose bacteriana (BC) e policaprolactona (PCL) no tratamento de úlceras de córnea. O grupo premiado é formado por estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado e três professores, um deles de Araçatuba (SP).

Sobre o estudo
A professora Andrea explica que úlceras de córnea progressivas ou lesões profundas requerem intervenção de emergência para restaurar a integridade dos olhos e prevenir complicações. Segundo ela, Alo enxertos ou enxertos alógenos mostram bons resultados em ceratoplastia, porém têm fontes limitadas e podem não estar prontamente disponíveis.

Já a celulose bacteriana e policaprolactona são dois biopolímeros que, quando associados, formam um compósito maleável com alta transparência. A utilização desse compósito em úlcera de córnea permitiu a adesão celular e a resposta inflamatória ocorrida foi compatível com o processo de regeneração tecidual. A professora conta que a pesquisa continuará objetivando identificar a porcentagem ideal de cada polímero para formação do compósito. 

 

(Divisão de Jornalismo)