Vice-reitor recebe Comenda Antônio Secundino de São José

01/06/2016

O vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão foi um dos homenageados com a Comenda Antônio Secundino de São José, entregue, no último dia 25, pelo vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade.

Receberam a Comenda 13 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no estado. A cerimônia de entrega da Comenda aconteceu em Patos de Minas, e marcou a abertura da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), evento com mais de 70 anos de história.

Para o vice-reitor, a homenagem representa o reconhecimento de Minas Gerais pelo seu trabalho como professor da UFV, no ensino, pesquisa e extensão: “fiquei muito honrado e emocionado”. Segundo ele, são 22 anos de docência no Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias e 30 anos trabalhando com a cultura do milho. “É uma planta mudando a vida de uma pessoa dedicada e sonhadora, que nunca perdeu a ternura e a alegria de ensinar. Minha vida profissional dedicada à planta que colhe o sol. Inesquecível”.

Na avaliação do professor, que dedicou a homenagem à sua esposa e filhos e aos pais - seus “mestres de vida” -, fazem parte dessa conquista a UFV, seus colegas e parceiros do Departamento de Fitotecnia/CCA, seus 6.400 ex-alunos de graduação, orientados e ex-orientados de iniciação científica, mestrado e doutorado.

O vice-reitor conta que o ex-professor da UFV Antônio Secundino de São José, que dá nome à Comenda, trabalhou com melhoramento genético do milho e fundou, na década de 1940, a Agroceres, considerada a maior empresa sul-americana de comercialização e produção de sementes híbridas de milho. “Foi um professor/empreendedor, um visionário da agricultura nacional”, avalia.

Embora tenha sido o único da UFV a receber a Comenda este ano, o professor João Carlos destaca a força da Universidade e sua contribuição para a agricultura de Minas e do Brasil, revelada na leitura dos currículos dos outros homenageados: “era grande o número de ex-alunos da UFV”.

(Divisão de Jornalismo)

Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG