Departamento de Nutrição e Saúde promove seminário para cantineiras de escolas de Viçosa

17/05/2016

As atividades do seminário terminarão no sábado (21)

O Departamento de Nutrição e Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação de Viçosa, está promovendo o Seminário para implementação adequada do cardápio da alimentação escolar. O objetivo é capacitar as cantineiras das escolas municipais de Viçosa. No primeiro dia do evento, participaram 64 cantineiras.

O Seminário, que terá novas atividades no próximo sábado (21), integra o projeto Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Alimentação Escolar (Prosan), coordenado pela professora Renata Lopes de Siqueira.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Melide Paoli Lopes Moreira, e a nutricionista responsável técnica pela alimentação escolar, Rosângela da Silva Diogo, destacaram o papel estratégico das cantineiras para a garantia da alimentação saudável nas escolas. A presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Elisete Morais Braga, ressaltou a necessidade de cooperação das cantineiras na fiscalização da merenda. Esta etapa contou com o apoio e a colaboração do Programa Pró-celíacos, coordenado pela professora Ana Vládia Moreira Bandeira.

No primeiro dia do Seminário, foram ministradas as palestras A importância da implementação do cardápio para realização do direito humano à alimentação adequada, pela professora Renata Lopes de Siqueira, e Grupos de alimentos e suas funções, pela nutricionista Rosângela da Silva Diogo. Houve também a apresentação de uma dramatização teatral sobre as boas práticas de manipulação em cantinas escolares, realizada pelas estudantes colaboradoras do Prosan e coordenada pela economista doméstica Regina Miranda Milagres.

No sábado (21), será oferecido um minicurso sobre a implementação das receitas do cardápio escolar, pela nutricionista Rosângela da Silva Diogo.

(Fonte: Renata Lopes de Siqueira)