Editoras universitárias participam de encontro nacional no campus Viçosa

11/05/2016

Teve início, na manhã desta quarta-feira (11), no campus Viçosa, a XXIX Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Até sexta, seus participantes debaterão o tema Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade por meio de uma programação que envolve, dentre outras atividades, palestras e estudos de caso. A reunião foi aberta pelo presidente da Abeu, Marcelo Luciano Martins Di Renzo, que desejou aos participantes “bons momentos de reflexão crítica”.

A primeira conferência do dia foi com o presidente da Associação de Editoras Universitárias da Colômbia, Juan Felipe Córdoba-Restrepo, que falou sobre A importância do associativismo para as editoras universitárias. Antes de sua apresentação, porém, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e a diretora da Editora da UFV (EDT), Daniela Alves de Alves, recepcionaram os convidados. Ambas comentaram sobre a honra de a UFV sediar a Reunião, especialmente quando a Universidade comemora 90 anos e a Editora 20. Inclusive, um pouco dessa história da EDT, que começou como Imprensa, foi contatada em um vídeo exibido na abertura do evento, no auditório da Biblioteca Central. Ali também os participantes puderam conferir uma apresentação do Coral Nossa Voz, que recepcionou os convidados cantando três músicas que farão parte do novo show que está sendo preparado pelo maestro Ciro Tabet.

Reflexões
Na abertura da XXIX Reunião da Abeu, a diretora da EDT contou aos participantes que o trabalho da Editora tem se mantido coerente com a preocupação da Universidade que, em seus 90 anos, sempre se pautou pela “dedicação à formação, à pesquisa e à extensão”. Nesse sentido, o compromisso da EDT é o de publicar especialmente obras sobre pesquisa, mas também livros didáticos para uso em sala de aula e títulos voltados para a extensão. Daniela Alves lembrou que, em 2016, a Editora UFV publicou 26 títulos.

Com base no tema do evento, que propõe a promoção de uma unidade, a diretora da EDT manifestou a sua crença no papel associativo: “sou uma entusiasta da associação; não vejo outra possibilidade de avançar no cenário das editoras e em qualquer cenário em que se tenha enfrentamentos de políticas públicas e conversas com governo. A gente precisa se organizar em torno das associações, e a Abeu tem feito muito bem o seu papel”.

O presidente da Associação, Marcelo Di Renzo, também comentou sobre o tema da Reunião que, segundo ele, “traz em si a inquietude própria da jovem jornada da edição universitária no Brasil”. Para ele, “buscar a unidade é construir um diálogo entre fraternos, estabelecer vínculos e pontos comuns; é permitir que todos caminhem com segurança, mas cada qual no seu ritmo”.

O tema da XXIX Reunião traz também, em sua avaliação, o desejo de superar os desafios contemporâneos das editoras universitárias, dentre os quais estão o enfrentamento às condições tecnológicas modernas e às questões sociais e comportamentais, que impactam a cadeia do livro e o modo de fazê-lo. “As novas tecnologias impuseram novas regras de consumo cultural; as formas de leituras multiplicaram-se e o analfabetismo funcional também aumentou e preocupa”. Há ainda, conforme o presidente da Abeu, o fato de que boa parte do conhecimento produzido nas universidades não é publicado porque “as editoras universitárias não têm condições de dar conta deste recado”. E isso, em sua avaliação, “abre uma porta imensa” para editoras comerciais entrarem nas universidades em busca desse material, “que é visto como um produto comercial na linha do entretenimento”.

A preocupação que se coloca hoje para os associados da Abeu também é, segundo Di Renzo, dos ingleses e portugueses, conforme revelaram reuniões realizadas recentemente. Entre eles há o propósito da unidade e do compartilhamento, de alguma forma, entre todas as associações.

Para Di Renzo, a construção de uma politica, que está colocada no título da XXIX Reunião, evidencia que a Abeu tem consciência das dificuldades e disposição para prosseguir. “A unidade pensada e proposta nesta reunião é uma ferramenta para isso, para identificação de novos caminhos para seguirmos juntos”.

A reitora Nilda Soares comentou sobre a importância de a Universidade produzir o seu conhecimento e não deixá-lo nas prateleiras: “é preciso levar esse conhecimento para muito além das quatro pilastras e a Editora UFV e a Gráfica Universitária permitem que tudo o que produzimos possa ser enviado para o país e o exterior”. Em sua opinião, é muito bom ter a Reunião da Abeu sediada na UFV, para discutir a produção gráfica e a disseminação de conhecimento.

A reitora destacou o trabalho da Daniela Alves, “uma jovem professora, com menos de 10 anos na UFV, que vem fazendo um trabalho muito bonito à frente da Editora”. Ela também agradeceu aos antigos diretores da EDT, entre eles o pró-reitor de Extensão e Cultura, Clóvis Andrade Neves, que também participou da abertura da Reunião. Um agradecimento especial foi feito à técnica Ana Luísa Machado Fontes de Oliveira - “uma servidora exemplar durante os anos dedicados à instituição” -, que adiou sua aposentadoria para se dedicar à organização do evento. Em nome dela, a reitora agradeceu a todos que dedicam seu trabalho à Editora e à Divisão Gráfica, “órgãos tão importantes para a Universidade”.

Também participou do evento o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão. Vale destacar que a XXIX Reunião da Abeu é uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Editora UFV, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Sociedade de Investigações Florestais (SIF). Outras informações estão neste link. Nas fotos, registros da abertura da Reunião. Para melhor visualização, clique no centro das fotografias.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)