Campus Rio Paranaiba

Bioquímica da Nutrição: aquisição do conhecimento utilizando o lúdico

03/05/2016

No último dia 27 de abril de 2016 ocorreu no gramado em frente ao Pavilhão de Aulas da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, a primeira apresentação de trabalho da disciplina de Bioquímica da Nutrição (NUR 200) do Curso de Nutrição. O trabalho consistiu da apresentação de 8 atos das rotas bioquímicas do metabolismo dos carboidratos e incluiu: glicólise, glicogenólise, gliconeogênese, glicogênese, ciclo de Krebs, cadeira respiratória, rota das pentoses e a respiração anaeróbica. A turma de alunos foi dividida em grupos, no qual cada um teria o tempo de 10 minutos para explicar uma rota metabólica utilizando música, dança e/ou a dramatização.

Todas as aulas da disciplina são compostas da explicação teórica, acompanhada de vídeos ilustrativos, músicas e de atividades práticas que simulam o catabolismo ou o anabolismo de algum composto (ex: glicogênio). A professora responsável pela disciplina, Martha Elisa Ferreira de Almeida, trabalha usando roupas coloridas, perucas e demais acessórios para fixar o conhecimento repassado. No início da aula são descritas várias palavras-chave sobre o assunto no quadro de aula, sendo que no final da mesma todos os alunos devem explicar oralmente e anotar o que significa cada termo definido previamente.

Os alunos vêm apresentando uma boa interação com os colegas e os assuntos trabalhados, sendo ressaltado por vários deles que o conhecimento tem sido memorizado.

Clique aqui e confira algumas fotos da atividade realizada.

Fonte: Martha Elisa Ferreira de Almeida
Professora do Curso de Nutrição – UFV – CRP