Conselho Técnico de Graduação reúne pela primeira vez coordenadores de cursos dos três campi

03/05/2016

O Conselho Técnico de Graduação (CTG) da UFV se reuniu, na última sexta-feira (29), com uma configuração inédita: a participação dos coordenadores de cursos dos campi de Florestal e Rio Paranaíba. A presença deles no CTG, juntamente com os coordenadores do campus Viçosa, é decorrente de uma alteração na gestão acadêmica da Universidade aprovada, em 2015, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Com a decisão, o CTG passou a reunir os coordenadores de todos os 67 cursos de graduação dos três campi. O objetivo é que haja uma unidade nas discussões dos projetos e propostas dos cursos.

Da primeira reunião - que foi aberta pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e conduzida pelo pró-reitor de Ensino, Frederico José Vieira Passos - participaram 48 coordenadores do campus Viçosa, nove de Florestal e 10 de Rio Paranaíba. Marcaram presença ainda os diretores de ensino dos dois campi e a equipe da Pró-reitoria de Ensino (PRE). Dos assuntos em pauta, o principal, na avaliação do pró-reitor, foi a apresentação das diretrizes que nortearão os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação, a serem encaminhadas para o Cepe, e da sugestão de um roteiro para os debates.

O professor Frederico Passos (primeira foto à esq.) lembrou que, pelo fato de a PRE eleger os Projetos Pedagógicos dos Cursos como o grande tema de 2016, a primeira reunião do Conselho foi um marco no início desse debate - embora vários cursos já tenham começado o processo de mudança. A expectativa daqui pra frente é que cada curso amplie a discussão para diferentes áreas do conhecimento, com o envolvimento de toda a comunidade. Como dever de casa da primeira reunião ficou o retorno do documento Diretrizes para os cursos de graduação da UFV com sugestões antes de sua apresentação ao Cepe. O importante, segundo o pró-reitor de Ensino, “é o compromisso com a necessidade de se debater e avançar nas propostas pedagógicas para os cursos de graduação”.

Participações
Para o coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Willer Araujo Barbosa, o CTG vem tomando uma nova configuração desde a posse do professor Frederico na PRE. Em sua avaliação, a reunião representou um novo momento de se pensar os projetos político-pedagógicos dos cursos, dentro da perspectiva multicampi. “É um desafio importante esse horizonte de trabalho de os projetos pedagógicos serem uma forma de interação, de socialização dos cursos dos três campi”, disse.

A coordenadora do curso de Física-Licenciatura de Florestal, Natalia Landin, considerou muito positiva a participação dos outros campi em um conselho geral da Universidade. E comentou: “os campi têm demandas diferentes que, muitas vezes, não chegam ao conhecimento do campus sede. Este formato favorece a visibilidade das demandas para que a Universidade tenha consciência e possa tomar medidas para ajudar a sanar as diferenças e seja, de fato, multicampi”.

O diretor de Ensino do campus Florestal, Diego Antônio França de Freitas, avaliou como muito importante a proposta da Pró-reitoria de Ensino de debater os PPCs: “discutindo de maneira conjunta, será possível ter uma unidade de ações. Ainda é pouco, ainda trabalhamos de forma individualizada, mas talvez esteja aí o momento para saber como um curso ou um campus pode auxiliar o outro. A gente só tem a ganhar quando se reúne e faz um bate-papo como esse das comissões coordenadoras dos cursos”.

Para o diretor de Ensino do campus Rio Paranaíba, Ézio Marques da Silva, a proposta da reunião foi bastante interessante, pois "abriu a discussão para uma universidade realmente multicampi; abriu um anseio de maior comunicação entre as coordenações dos cursos diretamente com a PRE".

São outras ideias e outros pontos de vista, lembrou o coordenador do curso de Engenharia Civil de Rio Paranaíba, Lucas Martins Guimarães. “Trazer os outros campi é importante para que a gente não fique isolado. Acho que uma reunião desse nível deveria durar dois dias; foi muito proveitosa”.

(Adriana Passos)