Bioagro tem novo diretor

02/05/2016

Novo diretor ao lado da reitora Nilda Soares

O Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (Bioagro), uma das principais referências em pesquisa na UFV, passou a contar com um novo diretor: o professor Francisco Murilo Zerbini Júnior, do Departamento de Fitopatologia. A cerimônia de posse aconteceu na sexta-feira (29), no auditório do Bioagro, com a participação de integrantes da administração superior da Universidade, da equipe do Instituto e de familiares e colegas do empossado.

Diante do desafio de assumir, pela primeira vez, um cargo de direção, Zerbini Júnior agradeceu ao colegiado do Bioagro pela confiança e disse que buscará corresponder às expectativas depositadas nele. O professor parabenizou a diretora anterior, Maria Catarina Megumi Kasuya, pelo “excelente trabalho realizado”, o que facilitará a sua condução. Ao lembrar que está há 22 anos na UFV e no Instituto, “um local que o permitiu interagir com pessoas de altíssimo nível”, o novo diretor destacou que a sua filosofia será não reclamar e não se questionar sobre “o que a UFV pode fazer para o Bioagro, mas sim sobre o que o Bioagro pode fazer para a Universidade”.

A professora Maria Catarina Megumi Kasuya agradeceu a toda equipe do Instituto pelo apoio recebido durante o tempo em que esteve na direção e desejou “uma boa administração” a Zerbini Júnior, sobre o qual disse ter certeza de que irá levar novas ideias para o Bioagro.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) Luiz Alexandre Peternelli também parabenizou o novo diretor, que foi seu colega durante a graduação, e afirmou que buscará contribuir para que cada vez mais pesquisas sejam desenvolvidas no Instituto, “tão relevante para a Universidade”. A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu à diretora anterior, pelo “dinamismo, responsabilidade e senso institucional”, e a toda a equipe do Instituto. Ela também desejou a Francisco Zerbini Júnior “muito sucesso na condução do Instituto, que já é um sucesso e tanto orgulha a UFV”.

Bioagro
Há 25 anos, são desenvolvidas no Bioagro pesquisas para a criação de produtos e processos biotecnológicos. Atualmente, o Instituto conta com 26 laboratórios instalados, além de outros três associados do Departamento de Zootecnia, que reúnem cerca de 600 usuários, dentre  pesquisadores, técnicos e estudantes.

Dentre seus principais objetivos estão coordenar e proporcionar apoio à execução de projetos de pesquisa financiados por agências nacionais e internacionais e possibilitar a capacitação técnico-científica de recursos humanos na área de biotecnologia agropecuária pelo treinamento de estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Isso envolve, dentre outros, os programas de pós-graduação da UFV em Bioquímica Agrícola, Botânica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento, Microbiologia Agrícola e Medicina Veterinária.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto-Maior)