Divulgado vencedor do concurso de logotipo dos 90 anos da UFV

26/04/2016

Os 90 anos da UFV já têm um logotipo representativo. Dentre os 25 inscritos no concurso que teve edital aberto em 7 de março, o ex-estudante do Coluni e do curso de Engenharia de Produção Marcos Fernandes de Castro Rodrigues foi o vencedor.

Atualmente consultor associado do Núcleo de Tecnologia e de Gestão da Engenharia de Produção, Marcos se revelou surpreso com a vitória e bastante gratificado pelo reconhecimento de seu trabalho. “É muito bom saber que o esforço do olhar sobre uma temática deu certo e que meu logotipo irá representar os 90 anos da UFV”, disse.

O resultado do concurso foi divulgado nesta terça-feira (26) pela banca que, dentre outros aspectos, avaliou a correlação da arte do logotipo com o tema das comemorações: De Escola à Universidade Multicampi: excelência, diversidade e integração. A premiação acontecerá, no dia 26 de agosto, durante a solenidade de celebração do aniversário da instituição.

Conforme solicitado pelo edital, o trabalho de Marcos veio anexado com a seguinte defesa: “O logotipo tem por base fundamental o símbolo do infinito (o algarismo 8 deitado), representado pelo número 90. Seguindo o traçado do número 90, o observador percebe um ciclo que pode ser percorrido inúmeras vezes. Essa analogia tem por objetivo induzir o observador a refletir sobre a eterna sucessão de ciclos passageiros, levando-o a uma análise introspectiva do presente, passado e futuro, cujas conclusões não posso inferir. As diferentes cores, além de representarem as cores-padrão da UFV (levando em consideração o item 2.43. do edital), também sugerem integração e diversidade, uma vez que elas se unem para formar o número 90. Os três círculos dourados, conectados, representam os três campi da UFV. Os círculos estão posicionados em proporção à localização geográfica de Rio Paranaíba, Florestal e Viçosa. A conexão dos círculos representa a evolução de “Escola à Universidade Multicampi”. Minha motivação em apresentar esta proposta decorre da familiaridade que tenho com a UFV. Sou viçosense, estudei no Coluni, me formei e fui professor substituto na UFV. Contribuir com a UFV me satisfaz. Além disso, gosto de desenhar”.

De acordo com a comissão formada especialmente para organizar a programação comemorativa dos 90 anos da Universidade, o concurso teve a participação de 13 estudantes, cinco ex-alunos, cinco técnicos e dois professores. A iniciativa foi a primeira dentre outras que deverão ocorrer, ao longo de 2016, com a proposta de envolver as comunidades dos três campi nas celebrações de aniversário.

(Divisão de Jornalismo)