Ex-aluno da UFV lança filme no Rio de Janeiro

18/04/2016

O ex-aluno da UFV Elder Gomes Barbosa lançará o seu filme Plano Aberto, no Complexo da Maré, no sábado (23). A exibição acontecerá no Sarau da Roça no Morro do Timbau, um dos locais de gravação do filme.

O documentário conta a história de quatro jovens moradores da periferia do Rio de Janeiro que lutam cada um a seu modo pela transformação da cidade. São apresentadas questões como representação, relação com o poder estatal, novas formas de organização coletiva e identidade. A obra foi produzida e financiada por meio de um edital público organizado pela Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (Faap), com recursos do Ministério da Cultura (Minc) e da Secretária de AudioVisual (SAv).

Diretor e roteirista de Plano Aberto, Elder conta que a ideia do filme veio da necessidade urgente de se discutir o espaço urbano e a desigualdade na cidade do Rio de Janeiro, “onde os moradores de periferia precisam conviver diariamente com péssimas condições de acesso à cultura, transporte, saúde, educação, além da insegurança”.  O documentário busca trazer a desigualdade entre centro e periferia, “mas também humanizar a favela, desconstruir a visão que a mídia faz desse espaço e mostrar um lugar que é vivo, bonito, resistente, no qual muitas pessoas amam e não sairiam de lá em troca de nada deste mundo.”

Ainda de acordo com Elder, a proposta é circular com o filme em todo o Brasil. Para isso, ele tem se inscrito em vários festivais nacionais e internacionais. Além disso, “a grande proposta é projetar o filme em locais públicos ligados a espaços de formação e a movimentos sociais”.

Elder Gomes Barbosa é formado em Comunicação Social pela UFV e em Direção Cinematográfica pela Escola Livre de Cinema Darcy Ribeiro. Começou sua carreira cinematográfica em 2011, com a direção e roteiro do curta-metragem , exibido em vários festivais e mostras no Brasil, e vencedor da menção honrosa no VI Festival Visões Periféricas. Em 2012, começou a trabalhar como editor na produtora de cinema documentário Caliban, onde, dentre vários filmes realizados, editou Advogados contra a Ditadura, dirigido pelo famoso documentarista brasileiro Silvio Tendler, e vencedor do prestigiado prêmio Margarida de Prata, concedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao melhor filme de cunho social do ano no país. Em 2015, roteirizou e dirigiu dois documentários em curta metragem, Há um Dragão na Guanabara e Relatos do Exílio, financiados por editais do governo federal.

(Divisão de Jornalismo)