MEC divulga datas de inscrição e aplicação do Enem 2016

14/04/2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 acontecerão de 9 a 20 de maio e as provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. As informações foram divulgadas, nesta quinta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentre as novidades desta edição está o pagamento da taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agências dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Até ano passado, ele acontecia somente nas agências do Banco do Brasil. Além dos concluintes do ensino médio matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa aqueles que se declararem carentes. Como previsto no edital de 2015, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Outra novidade será o reconhecimento individual do candidato, com a impressão da digital na ficha de identificação por meio de selo gráfico, autoadesivo.

O MEC anunciou ainda que o aplicativo Enem 2016 para celulares trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

A expectativa do Ministério da Educação é que o Enem tenha cerca de oito milhões de inscritos. Todos os detalhes sobre o Enem 2016 poderão ser conferidos no edital publicado no Diário Oficial da União desta sexta (15).

Vantagens

Vale lembrar que a nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

(Divisão de Jornalismo)