Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania tem primeira dissertação defendida

21/03/2016

Na última sexta-feira (18), o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania teve sua primeira dissertação defendida: A Pena e o Compasso: Políticas Públicas Patrimoniais e a Produção da Paisagem Urbana de Viçosa (MG), entre 1980 e 2010. Walkíria Maria de Freitas Martins (foto) apresentou a pesquisa diante do seu orientador, Leonardo Civale (foto), do Departamento de Geografia, e para os professores Luiz Vailati, do Departamento de História, e Anita de Almeida, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que participou da defesa a distância, por meio de tecnologia digital. Todos destacaram a excelente qualidade do estudo, sugerindo, inclusive, sua publicação.

O professor Leonardo disse que a defesa “transcorreu da melhor maneira possível” e inaugurou o primeiro ciclo de defesas do mestrado profissional “com chave de ouro”. A dissertação, segundo ele, preenche uma lacuna sobre o conhecimento da transformação da paisagem urbana de Viçosa nos últimos 30 anos, apresentando uma reflexão crítica sobre ela e sobre o papel de diferentes atores na sua construção. Ele ressaltou que o trabalho é fruto de uma “rigorosíssima” pesquisa de arquivo e irá se transformar em referência sobre a cidade.

Leonardo, que atua como professor na UFV há 15 anos, avaliou o momento como um dos mais felizes que viveu na instituição, por ver o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania cumprindo o seu papel acadêmico e por orientar uma estudante como Walkíria, “um exemplo de dedicação, empenho e profissionalismo”.

A agora mestre também destacou a atuação do orientador para a obtenção do resultado. Ela se disse honrada por ter defendido a primeira dissertação e fazer parte da trajetória do curso. “Realizar esse trabalho foi um enorme prazer e o mestrado profissional, como um todo, trouxe experiências e aprendizados que levarei para o resto da vida”.

O mestrado profissional é vinculado ao Departamento de História (DHI) da UFV e conta com a participação de professores e pesquisadores de outros departamentos. Walkíria e outros 13 estudantes da primeira turma ingressaram em 2014. Hoje, o curso tem três turmas, totalizando 46 estudantes.

O coordenador do curso, o professor do DHI Jonas Marçal de Queiroz, destacou que, apesar de não receber subsídios do governo federal, o mestrado profissional conta com o apoio da administração superior da UFV, principalmente do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e da reitoria, bem como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Com a dedicação e o esforço dos professores, técnicos administrativos e estudantes vinculados, o curso também tem conquistado um importante espaço de pesquisa e de reflexão na sua área, tanto na UFV e em outras instituições nacionais, como na Universidade de Évora (Portugal), com a qual mantém um convênio.

(Divisão de Jornalismo)