Universidade inaugura Laboratório de Microbiologia de Silagem

16/03/2016

A Universidade inaugurou, nesta terça-feira (15), junto com o Departamento de Zootecnia (DZO) do campus Viçosa, mais um espaço para pesquisas: o Laboratório de Microbiologia de Silagem. O momento foi prestigiado pela administração superior, além de funcionários e estudantes da instituição que poderão usufruir da estrutura.

O coordenador do Laboratório é o professor Odilon Gomes Pereira, que explicou que o espaço já está sendo usado desde outubro de 2015. Nele acontecem quantificações, isolamentos e caracterizações de microrganismos presentes em silagens de plantas forrageiras tropicais, entre outras atividades de pesquisa. Entre seus vários equipamentos, está, por exemplo, um ultrafreezer para armazenamento de banco de microrganismos, cujo número está em torno de 1.200.

Odilon contou que, antes, o espaço funcionava junto com o Laboratório de Forragicultura, que é pequeno. Agora, ele está adequado para receber os pesquisadores do DZO, principalmente estudantes de pós-graduação, e do Departamento de Microbiologia Agrícola, que trabalham em parceria.

A construção possui cerca de 300 m2, como destacou a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli. Segundo ela, a obra foi aprovada e recebeu recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no final de 2008, mas 60% do orçamento foi complementado pela Universidade. “Essa tramitação, definição de recursos, fez com que tivéssemos um processo um pouco mais longo”, mas a edificação foi finalizada com “uma qualidade muito boa”, explicou.

Com condições adequadas de trabalho e conforto para os pesquisadores, o professor Odilon acredita que a qualidade das pesquisas realizadas também será impactada positivamente.

A inauguração contou com a participação da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que desejou que os usuários “colham bons frutos do espaço”; do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira, e da chefe do Departamento de Zootecnia, Melissa Izabel Hannas.

Vale destacar que o DZO mantém cursos de pós-graduação (mestrado desde 1962 e doutorado desde 1972) e a graduação em Zootecnia (desde 1973), que recebe 80 novos estudantes por ano. Atualmente, ele é composto por 34 professores, sendo três voluntários, e 95 técnicos administrativos.

(Divisão de Jornalismo)