Campus Viçosa

Cerimônia marca lançamento oficial do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia

07/03/2016

O presidente da Fapemig e a reitora participaram do evento.

O lançamento oficial do Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” aconteceu, na última sexta-feira (4), no campus Viçosa. Conforme tradição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), ele se deu na instituição vencedora da última edição. Em 2015, o Departamento de Fitotecnia da UFV foi agraciado com a premiação pelas pesquisas que desenvolve na área de agroenergia. A cerimônia realizada no Salão Nobre teve as presenças da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, do presidente da Fapemig e ex-reitor da UFV, Evaldo Ferreira Vilela, e do diretor de Ciências Agrárias e Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Marcos Morales. Participaram também diretores de centros e chefes de departamentos.

A importância do prêmio para a pesquisa mineira também motivou a vinda a Viçosa de familiares do pesquisador Marcos Luiz dos Mares Guia. O irmão dele, João Batista dos Mares Guia, e a diretora do Centro de Ciências Biológicas da UFV, Maria Goreti de Almeida Oliveira, que foi orientada de doutorado do pesquisador, destacaram, em seus discursos, a importância do Mares Guia para a pesquisa e a indústria brasileira.

Marcos Luiz dos Mares Guia foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenou as pesquisas que possibilitaram a produção de insulina em laboratório. Ele também foi criador da empresa Biobras, considerada um exemplo da aproximação entre pesquisadores e o setor industrial para o desenvolvimento de produtos com alta tecnologia. 

Prêmio

O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo governo de Minas Gerais e é entregue, em anos pares, a pesquisadores mineiros e, em anos ímpares, a unidades de instituição ou empresa.

 

Em 2016, ele contemplará pesquisadores mineiros que se distinguiram na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico, com potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade.

 

Durante a cerimônia na UFV, o presidente da Fapemig anunciou que, em 2016, o Prêmio será concedido a pesquisadores seniores e para jovens pesquisadores de até 40 anos. “Nós estamos abrindo espaço para reconhecer e estimular o trabalho de jovens que estão promovendo a ciência básica com visão de mercado, seguindo o exemplo do Marcos dos Mares Guia”, disse Evaldo Vilela, que também preside a comissão julgadora da premiação.

 

Na avaliação do diretor do CNPq, Marcelo Morales, a pesquisa básica é o alicerce para construir a estrutura do conhecimento que se torna inovação. Ele citou o exemplo da importância do conhecimento do vírus causador da Zica para o desenvolvimento de vacinas. “Outro exemplo está aqui mesmo na UFV com o conhecimento agrícola que hoje sustenta a economia brasileira com o agronegócio”.

 

A reitora considerou uma honra para a UFV sediar o lançamento da premiação e disse esperar que os pesquisadores, sobretudo os mais jovens, se sintam estimulados a concorrer.

 

As inscrições para o Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia estão abertas até 6 de maio. O edital pode ser conferido no site da Fapemig: http://www.fapemig.br/premio/inscricoes/

 

Quer saber mais sobre o pesquisador que dá nome ao Prêmio? Confira a animação produzida pelo Canal Futura.

 

 

(Léa Medeiros)