Novos estudantes confirmam matrículas no campus Viçosa

07/03/2016

Nesta semana, a Universidade está recebendo seus novos estudantes, aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. No campus Viçosa, eles confirmaram suas matrículas no domingo (6), no Pavilhão de Aulas II (PVB), onde também obtiveram informações importantes sobre os serviços oferecidos pela instituição e a estadia na cidade.

Muitos calouros chegaram acompanhados pelos pais, como Fabiana Calixto, que tem 18 anos de idade e veio de Alto Rio Doce (MG) para cursar Nutrição. Empolgada, ela contou que escolheu a UFV pelo seu renome e está cheia de boas expectativas. Por outro lado, está com o coração apertado por sair de casa: “não está sendo fácil”. Essa também foi a afirmação de José Geraldo e Rosângela Calixto, que, apesar de estarem feliz com a conquista da filha única, sabem que sentirão muita saudade. “Mas... Fazer o quê? Faz parte da vida!”, concluiu José Geraldo, logo encontrando uma solução: “quando der, a gente vem visitar”.

A mistura de felicidade e saudade também foi sentida por Ivani Aparecida, que veio de Belo Horizonte (MG) para acompanhar a filha Núbia Justo, nova estudante do curso de Matemática. Também é a primeira vez que ela vê um filho sair de casa e, ao falar sobre isso, ficou com a voz embargada e os olhos cheios de lágrimas. Vendo a mãe emocionada, Núbia só conseguiu dizer que está apreensiva, mas sabe que tudo ficará bem. Depois de recuperar o fôlego, Ivani destacou que a filha é muito estudiosa e “graças a Deus, conseguiu vir para a UFV”. As duas também contaram que acharam o campus “muito bonito” e que foram muito bem acolhidas pela sua comunidade.

Entre tantos jovens inseguros, também estavam aqueles mais experientes, que sabem o que querem da vida. É o caso do professor do Departamento de Física Antônio Carlos Vieira, mais conhecido como Toninho Vieira, que confirmou sua matrícula no curso de Comunicação Social/Jornalismo. Aos 58 anos de idade, ele está próximo de se aposentar e quer uma nova atividade: “eu sempre gostei da área, de ler e escrever”. Sentindo-se “rejuvenescido” no meio dos calouros, ele contou que espera contribuir com a formação dos jovens e adquirir novas experiências com eles. O que virá depois do curso, “é outro papo. A vida é muito dinâmica e a gente não sabe o que acontecerá amanhã”.

Além de confirmarem suas matrículas, os calouros do campus Viçosa se deliciaram com um café da manhã cheio de produtos Viçosa e do Supermercado Escola, receberam informações relacionadas ao Aedes aegypti e foram recebidos pelos veteranos que representam diversas organizações estudantis.

A estudante do quinto período de Ciências da Computação e diretora de comunicação da empresa júnior No Bugs, Daniela Gomes, veio estimular os calouros a buscarem atividades extracurriculares. “É importante aprender conteúdos que não estão nas salas de aula” e a empresa júnior contribui com isso, contou. A dica foi reforçada pelo estudante do sétimo período de Educação Física e diretor de marketing da empresa júnior Eficap, Guilherme de Oliveira, que resumiu a experiência universitária em uma frase: “isso aqui é único. Aproveitem”.

Visita da reitora
Andando de fila em fila e puxando conversa com os novatos, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares conheceu muitas histórias e sonhos. Ela aproveitou para parabenizá-los pela conquista e chamá-los para participar das diversas atividades de pesquisa, ensino, extensão, lazer, esporte e cultura que a UFV oferece. “Que vocês tenham uma vida acadêmica de muito sucesso. Busquem o máximo de conhecimento”, desejou.

Para os pais, a reitora fez um pedido: “fiquem sempre atentos. Acompanhem os jovens, por meio de telefonemas e visitas”. Ela lembrou que todos os setores da instituição estão bem preparados para recebe-los, mas é importante que os responsáveis estejam juntos.

Vale lembrar que, no domingo (6), a instituição também entregou as carteirinhas estudantis para os calouros em vulnerabilidade socioeconômica. Os demais receberão o documento durante esta semana, de acordo com o cronograma disponível em www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=24727. Além disso, o início das aulas da UFV estão sendo apoiados pela campanha #RESPEITE, contra o trote, que é proibido dentro e fora dos três campi da instituição.

A movimentação de domingo (6) também pode ser conferida no vídeo: www.youtube.com/watch?v=BBpR0X9gpkQ&feature=youtu.be.

(Divisão de Jornalismo)