Coluni recepciona novos estudantes

02/02/2016

Nesta terça-feira (2), o campus Viçosa da UFV deixou a monotonia das férias de lado para receber os 150 novos estudantes da primeira série do Colégio de Aplicação – Coluni. Funcionários e veteranos desejaram boas-vindas para os calouros, chamados carinhosamente de “embriões”, com apresentações musicais e diversas atividades durante a tarde.

O diretor Edson Luís Nunes, após falar um pouco sobre a estrutura do Coluni e apresentar seus professores, disse que os novos estudantes rapidamente descobrirão que o Colégio é diferenciado e se adaptarão ao seu funcionamento. Eles terão muita liberdade, como para entrar e sair a qualquer momento, mas, em contrapartida, terão muita responsabilidade. “É preciso saber utilizar essa liberdade”, destacou. E para aqueles que precisarem de ajuda, ele deixou um recado: “estamos à disposição”.

Muitos pais também vieram conhecer o Colégio de perto e receberam informações e instruções em uma reunião realizada no auditório do Departamento de Economia Rural. “A escola também está aberta para os pais. Teremos momentos específicos, de reuniões, mas eles podem procurar o Coluni em qualquer momento”, o diretor afirmou.

Eliana Tiago, de Ubá (MG), estava tranquila e certa de que a filha, Rafaela Tiago da Silva, ficará bem no Coluni: “ela é muito estudiosa”. Rafaela, que tem 15 anos de idade, se disse ansiosa, mas sabe que o período em Viçosa “vai ser ótimo”. Ela reconhece que o Colégio é um dos melhores do país e que fará a diferença no seu futuro.

Theodora de Freitas Domingos tem a mesma idade e expectativa da Rafaela: “quem passa para o Coluni tem grande possibilidade de passar para uma boa universidade federal”, disse. Ela veio de Sete Lagoas (MG) e acha que sentirá muita saudade dos pais, da irmã e dos cães de estimação; mas também fará muitos amigos – inclusive, Rafaela já é um deles. Sua mãe, Maria do Carmo de Freitas, estava muito emocionada. Entre lágrimas, só conseguiu dizer que está vivendo “um sonho” junto com a filha.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que está habituada com essas reações, pediu para os pais sempre ligarem e darem atenção para os filhos, além de confiar no Colégio. Para os alunos, ela aconselhou dedicação aos estudos e também aos momentos de esporte, lazer e bem-estar.

O veterano do terceiro ano João Marcos de Castro Silva, de 16 anos, contou que o segredo para o bom desempenho é justamente se dedicar aos estudos e a outras atividades de lazer. Ele, que já foi um “embrião”, deixou uma dica para os novos colegas: “a primeira coisa a se fazer é abrir o coração, a cabeça e a sua casa. Manter contato com os amigos é muito importante para o amadurecimento”.

(Divisão de Jornalismo)