Universidade e estudantes comemoram mais uma formatura

30/01/2016

A noite da sexta-feira (29) foi especial para Universidade, que realizou e festejou mais uma colação de grau de estudantes do campus Viçosa. Cerca de 400 formandos de 24 cursos de graduação dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) receberam seus certificados sob os olhares orgulhosos dos familiares e amigos. A cerimônia, com direito a beca, capelo, muitas salvas de palmas e apertos de mãos, foi presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares no Espaço Multiuso da instituição.

Estudar na UFV foi “incrível” e abriu muitas portas para o estudante capixaba de Engenharia Civil Luca Silva. De acordo com ele, a instituição oferece uma educação exemplar; deixa seus alunos com “a faca e o queijo na mão”. Uma prova disso é que o próprio Luca já está empregado, desde o início do ano, em uma companhia de bebidas.

Paulo Henrique de Moura, do Bacharelado em Física, contou que veio da zona rural de Andrelândia (MG) e teve um início difícil na Universidade, já que foi a primeira vez que ficou distante da família em um ambiente totalmente diferente. Ao chegar e passar a conviver com tantas pessoas, o estudante teve que se acostumar com as novidades e reformular sua metodologia de estudo para não ficar para trás. Ele pôde dizer que existiu um Paulo Henrique antes e outro depois da UFV, que se sentiu muito gratificado na noite dessa sexta-feira (29). Seu futuro será a carreira acadêmica.

Lado a lado, as engenheiras agrônomas Daniela Sousa da Silva e Ana Paula de Freitas Coelho falaram sobre como a graduação “valeu a pena”. Elas, que são de Espírito Santo do Pinhal (SP) e Guidoval (MG), respectivamente, disseram que tiveram momentos bons e ruins, que as ajudaram a amadurecer e farão falta no dia a dia. Elas sabem que estão saindo da instituição como grandes profissionais e pessoas, porque a Universidade ensina seus estudantes a serem “profissionais com a alma e com o coração”.

Solenidades
Após se comprometerem profissionalmente com o futuro, acompanhando o juramento realizado pelo estudante do curso de Zootecnia Marcos Vinícius Pacheco, os estudantes lembraram o passado por meio do discurso da oradora Elisabeth Couto Pinheiro, que foi lido pelo formando em Agronomia Franco Henrique L´Abbate. Tantos momentos, de alegrias e tristezas, fizeram jus a uma das músicas escolhidas para a noite: “você não sabe o quanto eu caminhei para chegar até aqui”.

O discurso do paraninfo da turma, o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, novamente levou o público a comparar o ser humano com algo simples: um grão de milho-pipoca. Assim, casou muito bem aspectos da produção do alimento com aspectos do desenvolvimento da vida acadêmica, finalizando com o desejo de que os formandos não sejam milhos que não estouram. “Transformem-se! Por isso, meus afilhados, estourem por aí”, disse. O professor foi homenageado com uma placa pelo estudante de Agronomia Pablo Jordão.

A homenageada geral da segunda turma de formandos, a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Viviani Lírio, recebeu uma placa das mãos da estudante de Agronomia Ana Paula Coelho. A professora, que cumpriu o papel pela segunda vez, “muito honrada”, disse que a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) permite que ela tenha proximidade com os estudantes da instituição, que, por sua vez, resulta nessa demonstração de carinho por ela. O setor, como explicou, realiza ações de acolhimento em momentos de necessidade, de orientação educacional: “de colo de mãe quando a mãe está longe”. Os jovens saindo de casa cada vez mais novos, o número de pessoas em vulnerabilidade social aumentando e a pressão pelo bom desempenho, entre outros fatores, fazem com que a PCD seja um setor muito procurado e atuante, como explicou Viviani. A homenagem, de acordo com ela, é para toda a Pró-reitoria.

Já os pais homenageados foram Gustavo e Roselena Sabioni, que receberam a placa das mãos da filha e estudante de Engenharia de Alimentos Rachel Sabioni. Eles, que também tiveram o “privilégio” de se graduar na instituição na década de 1980 e comemoraram a Colação de Grau de outro filho em 2013, agradeceram a oportunidade de representar os pais de todos os formandos e desejaram sucesso aos novos profissionais.

Os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos receberam medalhas de honra ao mérito. As de ouro foram entregues à Larice Gomes Justino, da Engenharia Civil, e Herlon Meneguelli Alhadas, da Zootecnia. As de prata foram distribuídas para três alunos de cursos do CCA e 10 do CCE.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, falando especialmente para os formandos e seus pais, agradeceu a confiança de tantos anos, que leva a instituição a querer ser cada vez melhor. Mais uma vez, ela chamou a atenção para o fato de apenas 17% das pessoas matriculadas no ensino superior estarem em universidades federais e muitos ali, naquela noite, terem essa oportunidade pela primeira vez em suas famílias, o que motiva a UFV a continuar trilhando o caminho da inclusão. Por fim, ela pediu que os formandos levem a Universidade Federal de Viçosa e tudo aquilo que ela proporcionou, como conhecimentos e ética, para onde forem. E que sejam respeitosos e gratos ao próximo: “serão felizes dessa maneira”.

A Sessão Solene de Colação de Grau foi acompanhada pelos integrantes dos conselhos superiores e das autoridades da UFV, pelo prefeito Ângelo Chequer e pela presidente da Câmara Municipal de Viçosa, a vereadora Marilange Santana Pinto Coelho. A programação de formatura terminou na noite de sábado (30), com o Baile de Gala, no Espaço Multiuso.

(Divisão de Jornalismo)