Campus Viçosa realiza primeira formatura de janeiro

23/01/2016

A primeira turma de “Os formandos da vez, Janeiro 2016” experimentou a alegria de se graduar pela UFV na noite desta sexta-feira (22), com a realização da Sessão Solene de Colação de Grau. Cerca de 500 formandos dos centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) festejaram o encerramento dos anos de graduação com seus familiares e amigos no Espaço Multiuso da UFV.

Para alguns deles a formatura representou o sucesso de ter retornado à sala de aula depois de anos de afastamento. Maria Célia de Freitas ficou 18 anos sem estudar, após concluir o ensino médio, e contou que “sempre sentia faltar algo”, sentimento que deixou para trás com a formatura. A viçosense, de 44 anos, que já era uma admiradora da UFV e sonhava em ser professora, conseguiu conciliar trabalho, estudos, filhos e marido, e já sai da graduação contratada para dar aulas em uma escola particular de Viçosa, após um estágio bem-sucedido. “É uma grande vitória para mim e para minha família”, afirmou.

Eduardo Gonçalves Silva, de Serra (ES), que há 10 anos não estudava, antes de conseguir ser aprovado na UFV e na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), disse que optou por cursar Educação Física na UFV pelo fato de a instituição ser uma das referências na área. Ele relembrou que “abriu mão de muita coisa para essa realização”.

Já Nicolas Franco, de Ituiutaba (MG), comemorou o fato de fazer parte da primeira turma de formandos do curso de Medicina da UFV. Ele contou que foi necessário enfrentar muitos obstáculos nesses seis anos de graduação e “que é um prazer chegar à conquista do diploma”. Aprovado para a residência em Ortopedia em Belo Horizonte, Nicolas disse ainda que “espera contribuir para a saúde do país”.

Solenidade
A Sessão Solene teve início com o juramento conduzido pela formanda em Ciências Contábeis Karoline Morais D’Assunção. Em seguida, a oradora da turma Elisabeth Couto Pinheiro, do curso de Medicina Veterinária, convidou os formandos a se transportarem para o primeiro dia de aula e recordou os principais momentos e sentimentos vivenciados durante a graduação, dentro e fora das Quatro Pilastras. Diante das lembranças, ela destacou: “hoje, saímos do ninho da nossa UFV e batemos asas em direção ao mundo (...) Batemos asas e aprendemos a voar com a certeza de que nos formamos numa das melhores Universidades do país”.

O paraninfo da turma, o vice-reitor da UFV, João Carlos Cardoso Galvão, agradeceu a oportunidade de apadrinhar os formandos. O professor, que atua na área de Cultura do Milho, fez um paralelo entre a produção de milho-pipoca e a vida acadêmica de cada um dos formandos, “que apresentam carga genética única, com capacidade de adaptação a diferentes ambientes”. Segundo ele, os graduandos da Universidade, assim como ocorre com os grãos de milho, tiveram que passar por um processo de seleção, vivenciaram no campus da UFV as fases de desenvolvimento, maturação e, agora, estão prontos para serem colhidos e transformados em pipoca, “que traz alegria a todos”. Diante da comparação, o paraninfo finalizou: “a grande realização das pessoas e do milho é serem pipocas. Transformem-se! Por isso, meus afilhados, estourem por aí!”

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou os formandos e seus pais e destacou que a UFV vivenciou nesta sexta-feira (22), dois momentos importantes: a matrícula de novos ingressantes e a saída dos formandos. Ela apresentou os dados que apontam que sete milhões de pessoas estão matriculadas no ensino superior e apenas 17% delas em universidades federais. Desse número, 57% são do sexo feminino e 37% pela primeira vez em sua família têm acesso ao ensino superior. Segundo a reitora, os dados demonstram que é esse o caminho que a UFV deve continuar trilhando, “recebendo diferentes públicos, independentemente de gênero, raça, classe social e religião”, e pediu que os formandos façam a diferença e lutem pela ética e a justiça social.

Homenagens
A homenageada geral de “Os formandos da vez, Janeiro 2016” foi a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Viviani Silva Lírio, que recebeu uma placa da graduanda Thaila Nayara Rezende Costa.  Tarcísio Antônio Pinto Moreira e Silvana Paoli Marques Moreira representaram todos os pais e foram homenageados com uma placa entregue por sua filha Thaiss Moreira.

Conquistaram a medalha de ouro Presidente Bernardes Samuel de Souza Sales, do curso de Medicina, e Henrique Augusto Campos Fernandez Hott, do curso de Ciências Econômicas. Além deles, sete estudantes do CCB e 12 do CCH receberam medalhas de prata pelo excelente desempenho durante a graduação.

Nas fotografias, registros da Sessão Solene. Clique no centro delas para melhor visualização. Vale lembrar que, na próxima sexta-feira (29), colarão grau os futuros profissionais dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE).

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)