Cerimônia homenageia formandos de destaque na graduação

22/01/2016

Felicidade. Esse foi o sentimento transmitido pelos sorrisos dos 47 formandos que receberam certificados de mérito dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) por terem se destacado durante suas graduações. A cerimônia, que tradicionalmente antecede a Sessão Solene de Colação de Grau, aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Para a estudante de Pedagogia Jaqueline Valadares, receber a homenagem foi gratificante, já que se esforçou muito durante o curso: “eu fazia além do que o professor pedia. Não queria o mínimo; fazia o máximo que podia. A gente não pode se limitar só ao que é proposto, tem que correr atrás”. Ela, que é viçosense, contou que o reconhecimento de uma universidade pública e renomada deixou sua família humilde muito orgulhosa: “foi muito bom”.

Mas os sorrisos não foram apenas dos formandos. Sônia Rodrigues, mãe da formanda em Enfermagem Nayara Rodrigues Carvalho, comemorou a conquista da caçula da família: “ela chegou até aqui! Isso, para um pai e para uma mãe, é uma honra”. Quem veio junto com ela de João Monlevade (MG) foi o marido Nelson Carvalho, que, com os olhos marejados, disse que se sente muito grato a todas as pessoas que ajudaram a sua filha e à educação que recebeu na Universidade.

A torcida da Nayara estava grande. Até os sogros Geraldo e Lúcia Elena da Conceição vieram de Santa Bárbara (MG) para prestigiá-la. A sogra disse que a nora “é uma joia”. Já a cunhada Fabiana da Conceição contou que vai tentar trilhar o mesmo caminho, mas no curso de medicina da instituição.

Samuel de Souza Sales, da primeira turma de formandos do curso de Medicina e representante dos homenageados, afirmou que a conquista foi determinada pelas escolhas de cada um. De acordo com ele, para que as ações tenham resultados positivos, basta direcioná-las nesse sentido. Samuel também destacou que a Universidade ensinou diversos valores e deixou como compromisso para os formandos a responsabilidade social, que se propõem a cumprir.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que os homenageados fazem parte de somente 17% dos jovens entre 18 e 24 anos que têm a oportunidade de estudar em uma universidade federal, recebendo uma formação integral, profissional e pessoal, como a que a UFV oferece. “Vocês fizeram a diferença aqui, se dedicando muito em diversas atividades, e farão a diferença no Brasil”, disse, desejando que os futuros profissionais façam do país um lugar ético e socialmente correto.

A homenagem dos centros de ciências foi para os formandos que obtiveram conceito igual ou maior a 85 e cada curso homenageou até três estudantes. Também participaram da cerimônia o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão; o pró-reitor de Ensino Frederico José Vieira Passos; o diretor substituto do Centro de Ciências Agrárias, Roberto Precci Lopes; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cléber Goncalves Tibiriçá, e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Soares Floresta.

Os estudantes homenageados foram:

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

• Túlio Morgan (Bioquímica)
  • Cynthia Aparecida Valiati Barreto (Ciências Biológicas)
  • Júlio Cézar Mário Chaul (Ciências Biológicas)
  • Roberta Rúbia Pinto Nogueira Lima (Ciências Biológicas)
  • Adriana de Paula Rocha (Licenciatura em Ciências Biológicas)
  • Thaís Camargos Zanatta (Educação Física)
  • Júlia Borges Figueiredo (Enfermagem)
  • Nayara Rodrigues Carvalho (Enfermagem)
  • Rebeca Rolim Menezes (Enfermagem)
  • Carolina Araújo Mendes (Medicina)