Campus Viçosa

Professores participam como autores em Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil

05/01/2016

A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), apoiada pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Meio Ambiente, lançou, em dezembro, o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB). Ele traz a primeira lista de 116.086 espécies taxonomicamente válidas de animais encontradas no território nacional, organizada por mais de 500 pesquisadores. 

Entre eles, quatro vinculados à UFV colaboraram como autores sobre diversos grupos taxonômicos: os professores Cristiano Lopes Andrade (Departamento de Biologia Animal) e Paulo Sérgio Fiuza Ferreira (Departamento de Entomologia) e os então estudantes de pós-graduação Juliana Chamorro-Rengifo (doutorado em Entomologia) e Sérgio Aloquio (mestrado em Biologia Animal). Outros autores do Catálogo foram orientados pelos professores da Universidade e, hoje, estão vinculados a outras instituições, como Vivian Eliana Sandoval-Gómez e Lívia Aguiar Coelho.

Os objetivos da publicação são servir como ferramenta taxonômica online sobre espécies brasileiras fortemente ancorada nas regras de nomenclatura e como interface funcional entre as decisões taxonômicas dos especialistas e as ações do governo brasileiro relacionadas à gestão da Biodiversidade e do Meio Ambiente.

Até agora, das espécies válidas de animais, a maioria é de artrópodes – cerca de 85%, quase 94 mil espécies – e de cordados – em torno de 10%. As demais representam outros grupos de invertebrados.

O Catálogo está disponível na internet e pode ser consultado por qualquer pessoa. Ele permite pesquisas de números de espécies por táxons, espécies descritas por cada autor, espécies conhecidas por filo e gênero, entre outras possibilidades. Vale destacar que outros dados, como distribuição, hábito de vida e ambiente, serão disponibilizados ao longo de 2016.

 

(Divisão de Jornalismo)