Pesquisadores participam de curso sobre comunicação científica em língua inglesa

07/12/2015

Entre 2 e 4 de dezembro, a UFV recebeu o curso Communication Skills for Researchers, produto de uma parceria entre o British Council e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A UFV e a Universidade Federal de Minas Gerais foram as únicas do estado escolhidas, por meio de edital, para participar da iniciativa. Trata-se de um curso direcionado para pesquisadores brasileiros, que tem como objetivo desenvolver habilidades de comunicação científica em língua inglesa em contextos multiculturais internacionais.

De acordo com o assessor especial da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) Rubens Panegassi, o curso foi aberto para todos da comunidade universitária que tinham conhecimento de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência do idioma. No total, 20 pessoas de áreas diferentes – como biologia, dança, educação física e fitotecnia – foram selecionadas.

Uma delas foi o professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde do campus Florestal Germano da Costa, que fez o curso com o objetivo de ganhar confiança para participar de conferências e contatar possíveis colaboradores de pesquisas por meio da língua inglesa, melhorando, assim, sua atuação profissional. Entre as atividade que mais chamaram sua atenção esteve uma em que era preciso divulgar as qualidades de determinada fruta como se fosse um vendedor. Por meio dessa atividade, ele disse que conseguiu estabelecer várias analogias: “tentei colocar diferenciais nos meus argumentos e muito disso está na pesquisa. Para conseguir publicar um paper, você tem que saber destacar diferenciais”.

O professor Germano avaliou a iniciativa positivamente, principalmente por sua abordagem participativa. A oportunidade, para ele, foi “espetacular” e algo semelhante deveria, em sua opinião, ser oferecido em todos os campi da instituição.

A gestora em Ciência e Tecnologia da Assessoria Científica Internacional da Fapemig, Marina Diniz Véo Brini, acompanhou as atividades e destacou que, mesmo que a internacionalização esteja sendo valorizada, muitos pesquisadores competentes ainda não estão preparados para escrever teses em inglês ou para viajar para outros países. Por isso, a Fundação tem promovido iniciativas como essa sempre que possível.

A consultora do British Council Flávia Rodrigues, que ministrou o curso junto com sua colega Mônica Campiteli, disse ter se surpreendido com os participantes. De maneira geral, ela nota que os pesquisadores têm tido bons resultados quando buscam aperfeiçoar seus conhecimentos da língua inglesa.

(Divisão de Jornalismo)