Campus Viçosa

Primeira turma do Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania apresenta seminários

24/11/2015

O Curso de Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, do Departamento de História da UFV, realizará seminários de qualificação com apresentação de trabalhos da sua primeira turma. Os seminários, abertos ao público, acontecerão até 2 de dezembro, em salas do Centro de Ensino de Extensão (CEE), com a seguinte programação:

Dia 24 de novembro

14 horas - Fraternidade Ubaense: a Música e a Trajetória de João Ernesto (1873-1914), de Wagner Candian, orientado pela professora Maria Isabel Chrysostomo.

Dia 25 de novembro

10 horas - Museu, Cidade e Educação: as práticas comunicativas e educativas no Museu Histórico Abílio Barreto e Casa Kubitschek, de Isabela Tavares Guerra, orientada pelo professor Leonardo Civale.

14 horas - Identidade e Patrimônio na Alta Modernidade: um estudo de caso sobre as práticas patrimonialistas no município de Viçosa – MG, de Walkíria Maria de Freitas Martins, orientada pelo professor Leonardo Civale.

Dia 26 de novembro

14 horas - Para Além das Cidades Históricas: a formação de núcleos de povoamento na Mata das Gerais oitocentistas, de Flávio Augusto de Freitas Teixeira, orientado pela professora Karla Denise Martins.

Dia 27 de novembro

9 horas - No livro a raiz, na terra a semente, na lembrança o passado. Descendentes declarados indígenas de Santo Antônio do Muriahé, atual cidade de Miraí: fragmentos culturais e memória, de Sérgio Antônio de Paula Almeida, orientado por Maria Isabel Chrysostomo.

Dia 30 de novembro

9 horas - Educação Patrimonial: um recurso de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública de Viçosa, de Cristina Sueli dos Santos, orientada pelo professor Denílson de Azevedo.

11 horas - Ações de Educação Patrimonial realizadas pelo IEPHA-MG, de Ana Carolina Pereira, orientada pelo professor Ângelo Adriano Faria de Assis.

14 horas - Identidade e memória: os conflitos religiosos entre católicos e luteranos em Juiz de Fora, no século XX, na ambiência do Cemitério da Gloria, de Ariane Cíntia de Souza Miranda, orientada pelo orientada pelo professor Ângelo Adriano Faria de Assis.

1º de dezembro

11 horas - Uso e Ocupação da Paisagem e sua Relação com o Patrimônio Arqueológico no Município de Guarapari – ES, de Rafael Said Behring Cardoso, orientado por Ângelo Adriano Faria de Assis.

14 horas - Patrimônio Documental, Memória e Cidadania: o Arquivo Permanente do Comarca de Viçosa e o Direito à Informação, de Mileny Lacerda Prates, orientada pelo professor Jonas Marçal de Queiroz.

Dia 2 de dezembro

14 horas - As Paisagens da Memória e a Construção de Novas Identidades: a implantação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e os Impactos Sociais na Comunidade de Caravelas, de Janaína Gonçalves Rios, orientada pela professora Priscila Dorella.

 

(Fonte: Jonas Queiroz)