Cursos são acreditados por sistema do Mercosul

19/11/2015

Os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Medicina Veterinária foram acreditados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O resultado do processo foi divulgado em portaria do Ministério da Educação, nesta quarta-feira (18), e terá vigência de seis anos.

O sistema Arcu-Sul integra um acordo entre os ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do Mercosul. O sistema executa a avaliação e acreditação de cursos universitários, e é gerenciado pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), respeitando as legislações de cada país e a autonomia das instituições universitárias.

Com o Arcu-Sul, os países membros e associados do Mercosul reconhecem mutuamente a qualidade acadêmica e científica dos títulos ou diplomas outorgados pelos cursos de graduação acreditados.

O processo avaliativo dos cursos da UFV foi operacionalizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais informações sobre o Sistema Arcu-Sul podem ser obtidas neste link.

(Fonte: Álvaro Couto)