Campus Florestal

Fecitec fecha Semana de Ciência e Tecnologia com avaliação positiva

18/11/2015

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a 2ª Feira de Ciências, Educação, Tecnologia e Cultura (Fecitec), que engloba a XI Feira de Ciências da CEDAF, a IV Feira de Ciências do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a XXVIII Feira de Ciências da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, encerrou a Semana da Ciência e Tecnologia do campus UFV-Florestal.

Segundo o coordenador da Fecitec, professor Eduardo França de Castro, a edição de 2015 do evento foi “extremamente positiva, uma vez que tivemos 90 trabalhos avaliados e 80 foram apresentados”, avalia. Ele ressaltou que a feira abrange Florestal e os municípios do entorno. Além disso, “os trabalhos foram muito bem desenvolvidos”.

Estudante do 7º ano da Escola Estadual Serafim Ribeiro Resende, Guilherme Augusto Rafael de Oliveira Silva explicou o trabalho “Antes do início da Matemática: Até o fim de tudo e do nada” com espontaneidade demonstrando imenso conhecimento na área. Ele seus colegas Erick, Natan e Thiago demostraram conhecer detalhadamente a história da Matemática e saber apresentá-la de forma tranquila e natural. Tudo isso para o orgulho da mãe de Guilherme, que acompanhava o grupo como se estivesse assistindo à apresentação.

O estudante do curso técnico em Informática da UFV-Florestal Vitor Teixeira Campos, juntamente com colegas dos cursos técnicos em Alimentos, Agropecuária, Hospedagem, Eletrônica e Eletrotécnica, apresentou o trabalho “Uso do LED como fonte de energia” mostrando tudo que aprendeu e a viabilidade do uso do LED, o qual utiliza o sol como energia renovável. Trata-se de um trabalho desenvolvido sob orientação da licencianda em Física Jéssica Lemos Chaves, que faz parte do PIBID.

Para Vitor, o projeto foi muito importante por ajudá-lo a perceber diferentes usos para objetos que parecem convencionais. Sempre “pensei que o LED fosse emissor”, exemplifica. Para ele, o desenvolvimento do trabalho traz aprendizados no dia a dia e, no final, “aprendi bastante coisa. Mas a vantagem é transmitir conhecimento, mostrar coisas novas para as pessoas, coisas que elas não imaginariam que poderiam ser feitas com determinados materiais, é muito bom ter essa interação com crianças e até os idosos, porque todos aprendem com isso”, disse o estudante de Informática.

Diante do sucesso do evento de 2015, o professor Eduardo já planeja a próxima edição. Sua expectativa para o próximo ano é de realizar um trabalho maior de divulgação junto às escolas de Florestal e região sobre Educação Cientifica, Metodologia e atuação da e na Ciência, buscando a popularização da Metodologia, fazendo com que os alunos busquem e saibam criar o conhecimento.

Participaram da feira apresentando trabalhos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior. O público visitante foi composto por alunos de escolas públicas e particulares de Florestal e cidades circunvizinhas e arredores. A estimativa, segundo o professor Eduardo, é que tenham passado pela Fecitec cerca de 500 pessoas.

Veja registros do evento clicando aqui.

Por Assessoria de Comunicação/UFV-Florestal