Estudante da UFV defende tese em cotutela na Suécia

16/11/2015

A estudante Danila Morais de Carvalho, que está desenvolvendo sua pesquisa em cotutela nos programas de Pós-graduação em Ciência Florestal da UFV e de Fibras e Ciência de Polímeros do Instituto Real de Tecnologia KTH (Suécia), defendeu sua tese, em Estocolmo, na última sexta-feira (13).

Seu trabalho de licentiate, título intermediário entre o mestrado e o doutorado, foi defendido sob a orientação do professor Mikael Lindstrom, do KTH, e é considerado inédito no país. Ele desvenda as estruturas das hemiceluloses (xilanas) do bagaço e da palha da cana-de-açúcar, materiais de grande disponibilidade no Brasil.

As hemiceluloses são os polímeros da biomassa para os quais ainda não existe uma aplicação óbvia. O primeiro passo para se encontrar aplicações de valor para as hemiceluloses é conhecendo as suas estruturas em detalhes e com profundidade. E foi isso exatamente que a Danila realizou em seu estudo.

Para Danila, a obtenção do título de Licentiate pelo KTH é “a feliz conclusão de um trabalho que durou quase dois anos”. Segundo ela, o acordo entre a UFV e a universidade estrangeira foi fundamental, e permitiu uma formação acadêmica adicional durante o seu doutorado sanduíche.

A doutoranda regressará em dezembro à UFV e dará continuidade à tese, intitulada Produção de bioetanol a partir de eucalipto, bagaço e palha de cana-de-açúcar, sob orientação do professor Jorge Luiz Colodette. A previsão é que seu trabalho fique pronto em fevereiro de 2016 e resulte em mais três capítulos importantes, além daqueles realizados na Suécia, que são as produções de etanol 2G do eucalipto, do bagaço e da palha da cana-de-açúcar, usando tecnologias de pré-tratamento hidrotérmico, ácido e alcalino.

Vale lembrar que as pesquisas internacionais de Dalila tiveram início em seu mestrado, concluído em 2012, quando a estudante desenvolveu, em parceria com a Universidade de Huelva, na Espanha, uma dissertação sobre processos de produção de celulose para papel, a partir do bagaço e da palha da cana-de-açúcar por meio da tecnologia organosolv, de baixo impacto ambiental.

Na fotografia acima, da esquerda para a direita estão: Olena Sevastyanova (co-orientadora no KTH), Danila Morais de Carvalho, Mikael Lindstöm (orientador no KTH), e os membros da banca de defesa Sverker Danielsson e  Åsa Emmer.

(Divisão de Jornalismo)