Campus Viçosa

UFV celebra 40 anos do ensino de laticínios

16/11/2015

Há 40 anos, a UFV passou a oferecer o curso de Tecnólogo em Laticínios, uma iniciativa pioneira no Brasil, que veio para atender a uma demanda crescente por especialistas na área. Conhecido, hoje, pelo nome de Ciência e Tecnologia de Laticínios, o curso teve parte de sua história compartilhada na noite de quinta-feira (12), em uma cerimônia comemorativa de aniversário, que aconteceu no auditório da Cead.

A noite foi marcada principalmente por homenagens a algumas pessoas que contribuíram para o sucesso do curso. Receberam placas de agradecimento os ex-professores Sebastião César Cardoso Brandão e Claudio Furtado Soares, a professora Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, o professor José Antônio Marques Pereira e a técnica Lúcia Maria Santos Xavier.

Camila Pires, representando os 121 estudantes matriculados em Ciência e Tecnologia de Laticínios, leu um pequeno discurso de homenagem à coordenadora Laura Fernandes Melo Correia, “por ser tão dedicada” e acreditar nos sonhos dos alunos, quando nem eles mesmos acreditam. Também foi homenageada pelos estudantes a professora Ana Clarissa dos Santos Pires.

Durante a noite, houve ainda uma homenagem póstuma ao professor Adão Pinheiro, cuja atuação entre 1957 e 1998, deixou boas lembranças para ex-estudantes, algumas registradas em depoimentos feitos na noite de aniversário - ao vivo ou em um vídeo produzido especialmente para a ocasião. Um deles foi o de Juvenal de Oliveira, tecnólogo em laticínios da primeira turma, que, no auditório da Cead, contou aos estudantes algumas de suas experiências profissionais, como a de ter participado da comissão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para abertura do comércio de lácteos com a China.

Dois outros ex-alunos também comentaram sobre o orgulho de ter estudado na UFV e participado da empresa júnior Minas Lácteos Assessoria, que, segundo eles, foi um importante diferencial para que ocupassem seus atuais cargos no mercado. Felipe Ambrósio Dutra é analista sênior de Pesquisa e Desenvolvimento no Laticínios Tirolez e Rodrigo Leal Magalhães atua como gerente técnico da DSM Food Specialties da América Latina.

Satisfação
A chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Regina Célia Santos Mendonça, destacou o grande significado da data, em torno da qual estão reunidos três sentimentos: satisfação, agradecimento e reconhecimento. Ela ressaltou que o sucesso do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios não foi obra de um só, mas da colaboração da administração da UFV, de professores, alunos, funcionários e parceiros. O dia de celebração, em sua avaliação, também é para se renovar o compromisso de se manter o alto nível do curso e continuar formando os profissionais qualificados que o mercado demanda.

Durante a noite, o professor aposentado Sebastião César Cardoso Brandão apresentou um pouco da evolução na tecnologia da indústria de laticínios no mundo, que, segundo ele, é a indústria de alimentos mais evoluída e com “enorme potencial pela frente”. Ele lembrou o pioneirismo da UFV quando os assuntos são adição de vitaminas A e D ao leite, produção de doce de leite com sabor e iogurte líquido em saquinho. 

A celebração foi encerrada com o anúncio, pela coordenadora Laura Fernandes, do vencedor da nova logomarca (imagem acima) que representará o curso. A escolhida foi criação do estudante de Engenharia Mecânica da UFV Pedro Henrique de Moura Rodrigues, que se disse “muito feliz em participar da história do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos”. Uma história que também foi destacada pelo chefe do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá, e pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos. Para ela, a história de um curso se faz nos resultados de seus bons alunos. “Se hoje o curso pode comemorar 40 anos com sucesso é porque seus alunos e ex-alunos são e fazem esse sucesso. A excelência se mostra não só naquilo que é planejado dentro da instituição, mas naquilo que vem como resultado”.

(Adriana Passos)

.