Campus Florestal

UFV-Florestal abre eventos da Semana de Ciência e Tecnologia

11/11/2015

Foi aberta, na noite desta segunda-feira (09), a Semana de Ciência e Tecnologia do campus UFV-Florestal. Trata-se de um evento que engloba o 6º Simpósio de Integração Acadêmica (SIA); a II Feira de Ciências, Educação, Tecnologia e Cultura (Fecitec), a Semana da Ciência e a Mostra de Profissões. Os eventos têm como objetivo difundir e expandir o conhecimento dos estudantes e da comunidade sobre ciência, tecnologia, educação e cidadania.

Para a ocasião, estavam presentes o palestrante convidado professor da Universidade Federal de São João del Rei Mário Neto Borges, que é coordenador da área internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); o vice-reitor da UFV, professor João Carlos Cardoso Galvão; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Clóvis Andrade Neves; o assessor Especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador do SIA, professor Rubens Leonardo Panegassi, o diretor Geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cézar Pereira Calil; o diretor de Ensino, Diego Freitas; o diretor de Extensão e Cultura, Antônio Carlos de Fava Barros, que é também coordenador da Mostra de Profissões; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Antônio de Oliveira, coordenador do SIA no campus UFV-Florestal; o chefe do Instituto de Ciências Biológicas, Eduardo França, coordenador da II Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura e o coordenador da Semana da Ciências, professor Germano Carneiro da Costa.

O professor Rubens Panegassi ressaltou sua satisfação em organizar mais um evento de grande importância como SIA, o qual envolve diversas áreas e abrange ensino, pesquisa e extensão. Ele lembrou que as temáticas do Simpósio acompanham as da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visando criar uma melhor recepção às atividades acadêmicas por parte por parte do corpo docente e discente. O professor concluiu seu pronunciamento falando sobre a relevância do SIA ao assegurar aos estudantes a oportunidade de apresentarem seus trabalhos e agradecendo ao apoio recebido por parte do professor Marco Antônio e todos os servidores técnico-administrativos envolvidos no evento.

Da mesma forma, o diretor geral, professor Antônio Cézar Pereira Calil parabenizou todos os envolvidos pela organização da Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, ao promover os quatro eventos simultaneamente, um valoriza o outro, favorecendo a integração de saberes e entre cidades participantes. Além disso, do ponto de vista administrativo, há uma otimização da aplicação de recursos. Dessa forma, ele parabeniza o professor Marco Antônio pela integração não só dos eventos acadêmicos, mas dos municípios e da região.

O vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão começou seu pronunciamento falando da importância do tema do SIA “Conexão de Saberes e Mundialização”. Ele elogiou os participantes por estarem presentes num evento tão importante e aconselhou que participem de todas as atividades extraclasse possíveis. O professor parabenizou a administração do campus, os técnico-administrativos, professores e estudantes por manterem a qualidade da UFV mesmo em tempo de crise nas universidades brasileiras. Pois, segundo o vice-reitor, “a UFV somos todos nós, parabéns a todos pelo evento que está sendo realizado”.

Terminados os pronunciamentos, o professor Mário Neto Borges proferiu sua palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do país”. Ele falou sobre a importância de pesquisas para o desenvolvimento dos países e as formas de investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, ele explicou o Sistema Nacional de Financiamento de Pesquisas, as Políticas de Ciência e Tecnologia, bem como seus obstáculos. O ponto chave da palestra foi o incentivo aos presente.

Ao final, houve coffe break e apresentação musical do estudante de Agronomia Robert Gandra.

Simpósio de Integração Acadêmica:

Segunda-feira (09/11)

- 17h às 18h: Fixação de painéis

- 19h: Abertura oficial do evento

- 19h30: Palestra de abertura ministrada pelo professor Mario Neto Borges

- 21h: Atividade cultural e confraternização

Terça-feira (10/11)

- 9h às 11h: Apresentação dos painéis

- 19h às 21h: Apresentação dos painéis

Semana da Ciência

Quarta (11/11) e quinta-feira (12/11): 8h às 17h

Mostra de Profissões