Campus Florestal

Alunos da UFV-Florestal são medalhistas de prata na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

09/11/2015

.

Os alunos do curso técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em ao Emprego (Pronatec) da UFV-Florestal Wesley Soares de França, Heliomar José dos Santos e André Winicíus Aquino Silva, orientados pelos professores Diego Antonio França de Freitas e Antonio Wilson Oliveira Malta foram medalhistas da 5° Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A competição foi realizada pelo IFSuldeMinas de 16 a 18 de outubro em Poços de Caldas (MG).

Das 60 equipes concorrentes na fase final – dentre as 600 que iniciaram a competição – na categoria “Técnico Integrado/Concomitante”, cinco receberam medalhas de bronze, cinco a de prata e outras cinco a de ouro. A equipe dos alunos Wesley, Heliomar e André (AGRONORTE), representando a UFV-Florestal, foram medalhistas na categoria ”prata”.

O evento foi composto de três dias[R1]  de atividades, sendo que o encerramento ocorreu na manhã de domingo, 18 de outubro, com a entrega das medalhas de bronze, prata e ouro no Palace Casino. Na cerimônia de encerramento, o pesquisador Alfredo Luiz e a coordenadora técnica da OBAP Cássia Ribeiro entregaram uma minibiblioteca da Embrapa, com 120 publicações, 80 vídeos e 160 programas de rádio à UFV-Florestal pela participação na fase presencial da Olimpíada.

Na etapa final estavam presentes 60 equipes, com 180 alunos e 25 docentes, dos Estados do Espirito Santo, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Foram duas etapas: na primeira (classificatória), as equipes realizaram prova prática com um teste de agrimensura e outro de solos; na segunda (também classificatória), os integrantes fizeram uma prova individual com vinte questões objetivas com valor de um ponto cada questão e quatro questões discursivas avaliadas em 5 pontos dentro do das áreas descritas no conteúdo programático.

5° Olimpíada Brasileira de Agropecuária

A cerimônia de abertura da 5° Olimpíada Brasileira de Agropecuária foi realizada no Palace Hotel, onde os competidores ficaram hospedados. O evento foi também prestigiado por autoridades e servidores do IFSULDEMINAS. Na ocasião, as equipes aproveitaram a integração pré-provas para mostrarem seus talentos artísticos por meio de apresentações culturais típicas.

A OBAP é uma competição de conhecimentos que reúne alunos de todo o país. A proposta do evento é estimular jovens do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa e de inovação. Além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade.

Para Wesley França, formando no curso técnico em Agropecuária, ser aluno do Pronatec é motivo de orgulho, afinal, “foi a partir desse programa que chegamos até nesse reconhecimento”. Ele ressalta que a UFV-Florestal foi bem representada pela equipe participante da OBAP, pois, no início da competição, eram 600 equipes, o que tornou a olimpíada muito disputada, mas, mesmo assim, voltaram com a medalha de prata.

O Diretor de Ensino e orientador da equipe, professor Diego França, afirma que a conquista da medalha reflete o sucesso do ensino oferecido aos estudantes da Cedaf. Assim, além de se destacarem no ensino médio, o que pode ser notado pelas notas do ENEM, as quais são superiores às das escolas da região, os estudantes também possuem acesso a um ensino técnico de qualidade, que sempre é premiado em competições nacionais.

Por Assessoria de Comunicação UFV-Florestal (Fonte: Wesley França)