Coordenadoria de Comunicação Social doa coleção de jornais da UFV para Arquivo Histórico

03/11/2015

O Arquivo Central e Histórico (ACH) da UFV ganhou mais uma fonte de pesquisa, na última semana, com a doação, pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), de 103 volumes de informativos relacionados à Universidade. A coleção conta um pouco dos últimos 50 anos da história da instituição, já que inclui exemplares do Informativo Uremg de 1964, quando, a agora UFV, era Universidade Rural do Estado de Minas Gerais.

Nos volumes estão ainda encadernações do UFV Informa (1969-1992), de Atos Administrativos, do Campus Oficial, da Comunicação Interna e do Boletim Informativo, que, além de decisões administrativas, trazia também notícias semanais da Universidade. A maior coleção é a do Jornal da UFV: são 49 volumes, com exemplares de 1993 a 2014.

Todos os volumes doados ao arquivo estão encadernados com capa dura e foram cuidadosamente organizados, desde o início da década de 1990, pela funcionária da CCS Maria do Carmo Araújo, que se aposentou este ano. No início, seu trabalho foi organizar e encaminhar para encadernação os jornais que haviam sido colecionados pela ex-funcionária da antiga Imprensa Universitária da UFV, Maria José de Carvalho, e por Zilda Barduni, que trabalhava no então Centro de Ciências Biológicas. Embora Zilda tenha doado para a Imprensa Universitária duas grandes coleções com exemplares de cada informativo do campus, apenas uma se salvou. Isso significa que o acervo possui registros informativos únicos.

Às coleções doadas pelas antigas funcionárias da Universidade se juntaram exemplares separados durante mais de três décadas por Maria do Carmo, que se diz bastante feliz em ter ajudado a instituição a guardar a sua história. “Não considero isso um mérito; foi minha obrigação”, afirma. Além disso, ela destaca que os jornais também são registros de Viçosa, onde “nasceu e cresceu feliz” com sua família. Maria do Carmo conta que, durante os 31 anos em que trabalhou na Universidade, a coleção de jornais serviu como fonte de pesquisa para muita gente de dentro e fora da UFV.

Para o arquivista Eduardo Luiz dos Santos, que supervisiona o Arquivo Central e Histórico, a doação dos jornais “alarga o locus de pesquisa que o setor oferece a seus pesquisadores e usuários, e comprova o reconhecimento dos trabalhos que estão sendo realizados em prol da manutenção e difusão da memória da UFV”. Segundo ele, os jornais já estão disponíveis para consulta. Os interessados devem agendar um horário pelo telefone (31) 3899-2657.

Vale lembrar que o Arquivo Histórico da UFV funciona na casa 10 da Vila Giannetti, no campus Viçosa, e pode ser visitado das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Na foto, um registro de Ana Maria da Silva Souza e Jorge Divino que representaram, respectivamente, o Arquivo Histórico e a CCS, no dia da doação dos jornais.

(Adriana Passos – fotos: Daniel Sotto Maior)