Embaixada da Austrália oferece intercâmbio para doutorandos brasileiros

27/10/2015

A Embaixada da Austrália no Brasil está oferecendo, para estudantes brasileiros de segundo ou terceiro ano de doutorado, intercâmbio de dois meses nas áreas de ciência, tecnologia e inovação em instituições de ensino e de pesquisa australianas. O objetivo principal é promover interações entre pesquisadores dos dois países e possibilidades de colaborações entre eles no futuro. A iniciativa faz parte do Austrália - Brazil PhD Exchange Program.

O intercâmbio acontecerá entre 4 de abril e 27 de maio de 2016 e suas despesas de viagem e de estadia financiadas pelo Departamento de Educação e Treinamento da Austrália.

Os interessados devem submeter suas candidaturas até 30 de novembro, enviando o formulário e os documentos solicitados para o conselheiro da Embaixada, Niclas Jonsson, como explicado no edital da oferta, disponível no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Sobre a cooperação
A interação entre os países na área de ciência, tecnologia e inovação foi iniciada em 2001, quando foi assinado o Memorando de Entendimentos entre o Departamento de Indústria, Ciência e Recursos da Austrália e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Um exemplo dessa interação foi a assinatura de um memorando entre a UFV e a University of Queensland para oferecimento de grau de doutoramento conjunto nos programas de pós-graduação em Zootecnia. Essa assinatura aconteceu em 2014, após a Universidade realizar uma visita ao grupo das oito melhores universidades australianas. Hoje, a Austrália é o terceiro país que mais recebe estudantes e funcionários da UFV por meio do programa Ciência sem Fronteiras, com mais de 100 bolsas concedidas.

(Divisão de Jornalismo)