Campus Viçosa
21/10/2015
Professores, técnicos administrativos e estudantes da UFV têm até 15 de novembro para responder o questionário do V Ciclo de Autoavaliação Institucional. Ele é uma versão atualizada daquele que foi aplicado no ciclo anterior, realizado em 2013. Para obter a nova versão, a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV) discutiu, nos últimos dois meses, propostas de atualização do questionário.
Foram realizadas diversas reuniões, por videoconferência, com as subcomissões de avaliação dos campi de Florestal e de Rio Paranaíba, que, assim como a comissão do campus Viçosa, são compostas por representantes dos professores, técnicos administrativos, estudantes e da sociedade civil organizada.
Em conformidade com diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as questões para a Autoavaliação Institucional estão distribuídas em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. As perguntas são dispostas no questionário de acordo com cada categoria da Universidade. Assim, questões, por exemplo, sobre assistência estudantil são feitas apenas aos estudantes, e sobre capacitação profissional, somente aos técnicos e professores.
De acordo com Luciana Maria Pereira da Silva, uma das representantes dos técnicos administrativos na CPA-UFV, a Comissão se preocupou em elaborar questões cujos resultados pudessem contribuir para a gestão universitária. Ela enfatizou a importância de se avaliar as políticas e práticas adotadas pela UFV e consolidar a cultura de avaliação institucional. “O questionário poderia ser feito por amostragem, mas resolvemos disponibilizá-lo para toda a comunidade justamente para propiciarmos uma reflexão coletiva sobre a UFV que estamos construindo”, destacou.
Vale lembrar que o questionário de autoavaliação pode ser acessado em www.cpa.ufv.br
(Divisão de Jornalismo)
Falecimento
Emílio Gomide Loures (1931-2025)
02/12/2025
Institucional
UFV-Rio Paranaíba celebra conclusão da terceira turma do projeto Integração
03/12/2025
Institucional
Professores do curso de Enfermagem são homenageados no Peru
03/12/2025
Institucional
Nesta quarta-feira, pesquisadores lançam jogo de tabuleiro inovador com conceitos de microbiologia
02/12/2025
Emílio Gomide Loures (1931-2025)
02/12/2025
UFV-Rio Paranaíba celebra conclusão da terceira turma do projeto Integração
03/12/2025
Professores do curso de Enfermagem são homenageados no Peru
03/12/2025
Nesta quarta-feira, pesquisadores lançam jogo de tabuleiro inovador com conceitos de microbiologia
02/12/2025
Divulgados resultados dos projetos selecionados do Pibex e Pibex Júnior para 2026
01/12/2025