Abertura do Simpósio de Integração Acadêmica discute plágio

20/10/2015

O Simpósio de Integração Acadêmica (SIA) de 2015 foi iniciado no campus Viçosa com uma bela apresentação do Coral da UFV e uma discussão pertinente ao seu tema – Conexão de Saberes e Mundialização – e à rotina universitária. O plágio no trabalho acadêmico foi o assunto da palestra ministrada pelo professor André Figueiredo Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na noite desta segunda-feira (19).

O palestrante convidado (primeira foto à esq.) falou sobre a apropriação de ideias em meios acadêmicos, o que é ou não é permitido durante elaborações de trabalhos e as consequências do plágio. De acordo com ele, o cenário atual é alarmante; muitas pessoas não citam ou referenciam autores da maneira correta. Para exemplificar, apresentou vários casos, como o da ex-ministra da Educação da Alemanha, Annette Schavan, que, em 2013, deixou a função após perder seu diploma de doutorado de 1980 por acusações de plágio.

Em sua opinião, a inclusão do assunto ao Simpósio foi muito interessante, já que está vinculado à atualidade representada no tema do evento. O professor André afirmou que o SIA é conhecido em todo o Brasil por sua mescla de conteúdos e participantes e o classificou como um "sucesso".

O estudante de Geografia Eustáquio Mafra contou que nunca havia participado de uma discussão como essa e achou muito interessante. Segundo ele, os estudantes sempre têm dúvidas sobre citações e referências e os exemplos apresentados enriqueceram ainda mais a discussão.

Novidade da edição de 2015
O evento não atendeu apenas às expectativas do palestrante e do público. O coordenador do SIA, o assessor especial da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Rubens Panegassi, gostou de ver o auditório da Biblioteca Central lotado e desejou que o evento seja proveitoso para todos.

Ele destacou que o Simpósio de 2015 está sendo realizado em um formato novo, para integrar ainda mais suas atividades ao cotidiano acadêmico da UFV. Por isso, acontecerá em três dias, em horários específicos, sem interromper tantas aulas, por exemplo.

De acordo com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, a Universidade já experimentou vários formatos para o evento, sempre tentando melhorar, e, mais uma vez, irá avaliar e contar com a contribuição dos participantes para continuar esse trabalho.

Programação
O Simpósio de Integração Acadêmica de 2015, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aprovou 1.372 trabalhos, dos quais 961 têm a pesquisa como tema, 289 abordam experiências de extensão e 122 são sobre ensino. Desta terça-feira (20) até quinta-feira (22), acontecerão apresentações orais e de painéis, além de outras atividades abertas para a comunidade. Uma delas é o Seminário de Experiências em Ensino, que acontecerá nesta quarta-feira (21). Todas as informações estão disponíveis no site do evento.

No campus Rio Paranaíba, o evento será de 20 a 22 de outubro e, no do campus Florestal, de 9 a 14 de novembro. A realização é das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, de Ensino e de Extensão e Cultura.

(Divisão de Jornalismo)