Trabalho de ex-estudante de Engenharia Química recebe prêmio em evento internacional

20/10/2015

Everton recebeu o prêmio do presidente do Congresso, Francisco Valério

O trabalho Desenvolvimento e caracterização de compósitos de fontes renováveis, de autoria de Everton Geraldo Ladeira de Carvalho, ex-aluno de Engenharia Química da UFV, do Departamento de Química, foi premiado como o melhor da categoria Estudante durante o 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel. O evento aconteceu entre 6 e 8 de outubro, em São Paulo (SP), e teve a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro Neto e do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Everton graduou-se em janeiro de 2015 e atualmente é estudante de mestrado do programa de pós-graduação em Agroquímica da UFV.

Os compósitos são filmes transparentes que lembram os plásticos e constituídos por matérias-primas provenientes de fontes renováveis, como amido de milho e nanocristais de celulose, esses últimos produzidos em laboratório da UFV. Para a orientadora do trabalho, a professora Deusanilde de Jesus Silva, além de motivar a equipe, o prêmio significou o reconhecimento de que os pesquisadores estão no caminho certo ao desenvolverem produtos sustentáveis que venham substituir os plásticos de origem fóssil, fonte não renovável e de baixa biodegradabilidade.

O trabalho de Everton de Carvalho contou com contribuições dos professores José Mauro de Almeida, Nilda de Fátima Ferreira Soares, José Humberto de Queiroz e Álvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira.

(Divisão de Jornalismo)