UFV está entre melhores universidades do mundo

07/10/2015

A UFV obteve destaque em mais um ranking internacional. Desta vez a Universidade está entre as 800 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o World University Rankings 2015-2016 divulgado pela publicação britânica Times Higher Education.

A avaliação foi realizada a partir de cinco critérios: ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. A UFV obteve os melhores conceitos em investimento da indústria, ensino e internacionalização, como pode ser verificado aqui. Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o aparecimento da Universidade nesse ranking demonstra a constante evolução da UFV. “O resultado representa o trabalho constante de nossos professores, técnicos administrativos e estudantes, que realizam as atividades acadêmicas com dedicação e excelência. Subirmos nas posições dos rankings possibilita compreendermos que estamos crescendo no padrão internacional”, destacou.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Vladimir Oliveira Di Iorio, o aspecto internacionalização pesou favoravelmente para a UFV na avaliação, apesar de compreender apenas 7,5% da pontuação geral. Segundo ele, a Universidade tem se destacado na área nos últimos anos, com números cada vez maiores de experiências de intercâmbio de estudantes e pesquisadores e de projetos em colaboração com instituições estrangeiras renomadas. O número de estudantes estrangeiros na instituição ainda é pequeno, se comparado com as principais universidades da Europa e da América do Norte; mas expressivo, quando comparado com outras instituições brasileiras.

Sobre o World University Rankings 2015-2016
Para o ranking, foram avaliadas instituições do mundo inteiro e listadas as 800 melhores (veja no mapa abaixo; que está disponível em tamanho maior aqui). Nessa lista estão universidades de 70 países e apenas 17 são brasileiras. Após a 200ª colocação, as universidades foram divididas por faixas entre as posições, sem ordenamento classificatório dentro de cada faixa. A UFV aparece na classificação 601-800 com as universidades federais de Bahia (UFBA), Brasília (UnB), Minas Gerais (UFMG), Lavras (UFLA), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRS), Santa Catarina (UFSC), São Carlos (UFsCar), além das estaduais Paulista (Unesp) e do Rio de Janeiro (UERJ) e das Pontifícias Universidades Católicas do Paraná e Rio Grande do Sul.

A mais bem avaliada no ranking é a norte-americana California Institute of Technology.

Destaque em outros rankings
A UFV obteve destaque em outros dois importantes rankings neste ano. No QS University Rankings 2015, conquistou a 88ª posição entre as 200 melhores universidades dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a 70ª entre as melhores da América Latina.

Em âmbito nacional, no Ranking Universitário Folha (RUF) de 2015, a UFV foi considerada a segunda melhor universidade de Minas Gerais e a 16ª melhor universidade do país.

(Divisão de Jornalismo)