Campus Florestal

UFV-Florestal tem mais um professor qualificado com doutorado

02/10/2015

Mais um professor da UFV-Florestal torna-se doutor. Aos 18 de setembro, o professor Maurício Santana defendeu sua tese intitulada "Caracterização histológica e histomorfométrica do intestino grosso dos morcegos Desmodus rotundus (hematófago) e Sturnira lilium (frugívoro) e identificação e quantificação de células enteroendócrinas da túnica mucosa do quiróptero hematófago", no Departamento de Biologia (DBG) /UFV-Campus Viçosa sob orientação do professor Cláudio César Fonseca (Departamento de Veterinária – DVT/UFV) e dos co-orientadores professores Sérgio Luís Pinto da Matta e Mariana Machado Neves (DBG/UFV).

O objetivo da tese foi descrever a histologia e realizar a histomorfometria das túnicas mucosa, submucosa, muscular e serosa dos segmentos inicial, médio e final do intestino grosso dos quirópteros Desmodus rotundus (hematófago) e Sturnira lilium (frugívoro) por técnicas de coloração convencionais e identificar e quantificar células enteroendócrinas do morcego hematófago com técnicas histoquímicas e imunohistoquímica.

Compuseram a banca, além do orientador e dos co-orientadores, os professores José Carlos de Magalhães (UFSJ-Campus Ouro Branco), Átima Clemente Alves Zuanon (UFV-Coluni), Eduardo França Castro e Germano Carneiro da Costa (ambos da UFV-Florestal). Foram convidados como suplentes os professores José Emílio Zanzirolani de Oliveira (Instituto Federal de Tecnologia Sudeste de Minas Gerais-Campus Barbacena) e Tarcízio Antônio Rêgo de Paula (UFV-DVT).

O professor Maurício leciona no Campus UFV-Florestal/Cedaf desde 1997, atuando junto a turmas de ensino médio, técnico e graduação.

 

Por ACS UFV-Florestal (Fonte: Maurício Santana)