UFV recebe outorga de uso da água e adota mais medidas de economia do consumo

01/10/2015

Nível da água em uma das represas da UFV

A UFV passou a contar com a outorga de direito de uso da água concedida pelo órgão ambiental do estado de Minas Gerais para captar 30 litros por segundo de água do ribeirão São Bartolomeu, durante 24 horas.

De acordo com o chefe da Divisão de Água e Esgotos (DAG) da UFV, Rafael Bastos, isso permite sanar uma pendência da Universidade perante a legislação ambiental e também ajustar uma distorção, já que, há décadas, a UFV e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) compartilham do mesmo manancial de água fazendo a captação nas represas localizadas no campus Viçosa. “Temos agora uma situação regularizada de fato e de direito”, destacou o professor Rafael, acrescentando que “a obtenção da outorga dá a UFV a devida tranquilidade jurídica para tratar das questões técnicas relativas ao abastecimento de água, sempre em colaboração e sintonia com o Saae”.

Uma outra novidade é a perfuração de poços artesianos no campus Viçosa para reforçar o abastecimento de água. Foram perfurados três poços em pontos estratégicos do campus, indicados por uma empresa especializada que foi contratada por processo licitatório para a execução do serviço. Dos três poços perfurados, em dois foi possível encontrar água, em profundidade de aproximadamente 150 metros. Com isso, segundo o chefe da DAG, a UFV passa a contar com um reforço de 10% na capacidade de abastecimento de água no campus Viçosa.

Além disso, foi concluído o processo licitatório para aquisição de purificadores de água e instalação em laboratórios do campus Viçosa em substituição aos destiladores. A expectativa é de que em breve a Universidade tenha cerca de 90 purificadores, que gastarão cerca de 30 vezes menos água e 200 vezes menos energia do que os destiladores.

Outra medida de redução de consumo a ser adotada no campus Viçosa será a extensão do rodízio no abastecimento de água. Desde o dia 14 de setembro a UFV está adotando o rodízio no abastecimento de água, até então apenas no período noturno. No entanto, por necessidade, a partir da próxima quarta-feira (7) o rodízio incluirá a suspensão do abastecimento das 22h às 9h do dia seguinte.

Segundo Rafael Bastos, medidas como essas, além das que já haviam sido implementadas anteriormente, têm garantido a sustentabilidade do abastecimento de água no campus da UFV e também contribuído para a cidade. No entanto, o professor alerta que é necessário o esforço de toda a comunidade acadêmica na redução do consumo de água, pois a situação de escassez hídrica ainda é preocupante.

Vale lembrar que na quarta-feira, dia em que o rodízio começará a ser estendido, o abastecimento de água ficará suspenso das 22h às 9h, na região 6, que compreende as seguintes unidades: casas da Vila Giannetti, Centro de Ciências Biológicas II e anexo, Apiário, Bioagro, Alojamento Feminino, Estufas da Fitotecnia, Fruticultura, Agros, Centro de conveniência e Departamentos de Economia Doméstica, de Nutrição, de Educação, de Biologia e de Solos.

O documento completo com as informações sobre o rodízio e as unidades de cada região do campus Viçosa está disponível aqui.

(Divisão de Jornalismo)