Nota sobre rompimento do convênio entre Agros e Setor de Saúde da UFV-Florestal

24/09/2015

A UFV-Florestal (CAF) comunica o rompimento do convênio entre o Instituto UFV de Seguridade Social (Agros) com o Setor de Saúde da universidade. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Agros em reunião realizada na última semana, decidindo pelo encerramento do atendimento a participantes e assistidos do Agros no Setor de Saúde do CAF.

Tal deliberação foi motivada por uma série de ações promovidas pela Associação dos Servidores Administrativos da UFV (Asav). Dentre elas, há processos judiciais ajuizados junto à primeira e à segunda varas cíveis da comarca de Viçosa e denúncias do convênio junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), o qual também inquiriu a UFV sobre o atendimento à saúde prestado à comunidade universitária.

O encerramento do convênio entre o Agros e o Setor de Saúde, no entanto, não interromperá as atividades do setor, conforme assegurou a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, nesta terça-feira (22). Segundo ela, o convênio criado em 2005 para melhor atender os beneficiários do Instituto e, com a sua finalização, o Setor de Saúde não deixará de atender à comunidade, já que a unidade conta com profissionais que pertencem ao quadro da UFV e continuarão prestando os seus serviços.

A reitora Nilda Soares ainda destacou que tanto o Agros quanto a UFV estão respondendo, dentro do prazo estabelecido, às denúncias recebidas na Previc, na ANS e no TCU, e que motivaram, segundo o Agros, o encerramento do convênio pelo Conselho Deliberativo.

Conforme nota do Agros, as providências visando efetivar o rompimento do convênio estão em curso. Enquanto isso, o atendimento no Setor de Saúde aos participantes e assistidos do Agros continua normalmente. A suspensão ao atendimento desse grupo será realizado somente quando todos os trâmites necessários forem concluídos, assim, os beneficiários serão informados sobre a data de encerramento e a partir de quando deverão recorrer exclusivamente à rede credenciada em Viçosa ou na respectiva região de cobertura dos planos.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares estará em Florestal, juntamente com a diretoria do Agros, nesta sexta-feira (25), às 14h, no Salão Nobre, para maiores esclarecimentos sobre a situação do encerramento do convênio.

Por ACS UFV-Florestal (Fontes: Agros e Divisão de Jornalismo/UFV-Viçosa)