UFV assina primeiro contrato de utilização do tecnoPARQ por empresa

22/09/2015

O contrato foi assinado na reitoria da Universidade

A Universidade assinou, nesta segunda-feira (21), o contrato de utilização do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) pela empresa Patsos, que atua na área de biotecnologia e medicina veterinária. Esse foi o primeiro contrato do tipo assinado pela instituição e pelo tecnoPARQ, que é vinculado ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

O contrato, como explicou o administrador da Patsos, Paulo Adriano Freitas Borges (primeira foto à dir.), permite que a empresa utilize o espaço físico do tecnoPARQ para se instalar, desenvolver e comercializar seus produtos. De acordo com ele, disponibilizar tecnologias para o mercado é um desafio e o apoio da UFV nesse processo é fundamental. “Ter tecnologia não significa obter sucesso”, ressaltou. Com a parceria, o administrador também acredita que a Patsos conseguirá contribuir mais com a cidade e com a região, empregando pessoas e gerando renda, por exemplo.

O principal produto da empresa, que foi criada no meio universitário em 2007 e participou dos programas de Pré-incubação e de Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev, é uma vacina destinada ao combate do carrapato bovino, como contou o administrador Paulo. Segundo ele, a tecnologia é pioneira no Brasil e traz muitos benefícios para a pecuária. “Hoje, o combate do carrapato bovino é realizado com carrapaticidas, que, infelizmente, geram resíduos para o leite. A vacina tem o mesmo efeito, sem contaminação. É um produto ecoeficiente”.

O diretor do CenTev e professor do Departamento de Biologia Geral da UFV, Sergio Oliveira de Paula (segunda foto à esq.), também afirmou que o contrato será importante para o desenvolvimento da localidade e para que outras empresas se vincularem ao tecnoPARQ. A expectativa, segundo ele, é receber cerca de 20 ou 30 empresas no Parque nos próximos 10 anos.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares (primeira foto à esq.) disse sentir orgulho em ver uma empresa criada no meio universitário disponibilizar sua tecnologia para o mercado. De acordo com ela, a UFV também tem a função de transformar os investimentos que recebe em bens para a sociedade e espera que outras empresas sejam recebidas pelo Parque.

O contrato foi realizado com a interveniência da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e a previsão é que a Patsos inicie suas atividades no tecnoPARQ em 2016.

Vale destacar que, além do vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, o evento dessa segunda-feira (21) foi acompanhado pelo diretor-presidente da Funarbe e professor do Departamento de Solos, Luiz Eduardo Dias (segunda foto à dir.); pelo diretor técnico-científico da Patsos, Joaquín Hernán Patarroyo (última foto à esq.), e pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira (última foto à dir.), que também assinaram o convênio.

(Divisão de Jornalismo)