Campus Florestal

Professores e estudantes de Educação Física publicam artigo em periódico científico indexado

22/09/2015

Professores e estudantes já formados pelo curso de Licenciatura em Educação Física na UFV-Florestal publicaram artigo na edição 3, volume 23 da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. O periódico é o orgão oficial de divulgação científica do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o qual reúne profissionais da área da saúde com vistas ao fomento da pesquisa na área das Ciências do Esporte, sendo também a revista indexada na base SPORTDiscus e Portal da Capes.

Intitulado “Desempenho psicomotor de pessoas com deficiência após 12 semanas de um programa de Educação Física Adaptada”, o trabalho tem como autores os ex-alunos Leonardo Mateus Teixeira de Rezende (atualmente estudante de mestrado no PPG-EFI da UFV); Lucas Rogério dos Reis Caldas e Lessandro Antônio de Freitas, além dos professores Osvaldo Costa Moreira e Juliana de Oliveira Torres.

Conforme o professor Osvaldo Costa Moreira, o artigo trata da temática da Educação Física Adaptada e desempenho motor, sendo derivado do trabalho de conclusão de curso (TCC) do estudante Leonardo Mateus Teixeira de Rezende. Por sua vez, o TCC é fruto, em conjunto com os professores Osvaldo e Juliana de Oliveira Torres, do projeto de extensão “Saúde e Qualidade de Vida para a Pessoa com Deficiência”.

Além disso, a importância de realizar e publicar estudos como este está no fato de que o desenvolvimento de uma Pessoa com Deficiência (PCD) pode ser estimulado por um bom programa de Educação Física Adaptada, em que a execução de atividades psicomotoras oportunize a aquisição de habilidades cognitivas e motoras necessárias ao desempenho de vários movimentos e atividades funcionais da vida diária. No entanto, em geral, as intervenções com práticas corporais para as PCD não são claras quanto ao prazo de intervenção necessário para que se obtenha melhora do desempenho motor, nem quanto à natureza da atividade realizada, explica o professor.

Nesse sentido, o trabalho teve o objetivo de comparar o efeito de 12 semanas de prática de atividades psicomotoras sobre o desempenho motor das PCD. Neste período de atividades, foi possível concluir que houve melhora no desempenho motor das PCD, sobretudo no desempenho em tarefas que envolvem equilíbrio, força e coordenação muscular, além de lateralidade e noção espacial.

A publicação da UFV-Florestal é mais uma mostra da consolidação da produção científica do grupo de pesquisas em Bases Biológicas da Atividade Física e Saúde e do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Florestal, o que é reflexo da soma dos esforços de seus docentes e estudantes. Além disso, como ressalta o professor Osvaldo, o trabalho é exemplo da inter-relação estabelecida entre ensino, extensão e pesquisa, pois o projeto de extensão “Saúde e Qualidade de Vida para a Pessoa com Deficiência” motivou a realização do trabalho de pesquisa publicado neste artigo e que, certamente, terá repercussão nas atividades da disciplinas de Educação Física Adaptada e Aprendizagem Motora.

Para acessar o artigo, clique no arquivo anexado abaixo

Sobre a Revista Brasileira de Ciência e Movimento

A Revista Brasileira de Ciência e Movimento é uma publicação do Departamento de Educação Física da Universidade Católica de Brasília. Sua missão é disseminar a produção científica nas áreas da atividade física, do exercício e do esporte, por meio da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado no âmbito das Ciências da Saúde. Atualmente, o periódico é indexado pela base de dados LILACS, sendo avaliado pelo Qualis Capes como B2 (Educação Física; Interdisciplinar) e B3 (Educação; Enfermagem; Psicologia). Este é um dos periódicos científicos mais tradicionais do Brasil, com destaque no âmbito das Ciências do Esporte por possuir abrangência internacional e veicular artigos de diversos grupos de pesquisa do Brasil e da América Latina.

Por ACS UFV-Florestal (Fonte: Osvaldo Costa Moreira)