VI Seminário de Desenvolvimento e Políticas Públicas inicia atividades

18/09/2015

Um auditório lotado por integrantes da comunidade universitária e da cidade marcou o início do VI Seminário de Desenvolvimento e Políticas Públicas na noite desta quinta-feira (17). O evento, promovido pelo Departamento de Economia (DEE), está acontecendo na Biblioteca Central do campus Viçosa e tem atividades programadas até a tarde desta sexta-feira (18).

O coordenador do Seminário, professor Jader Fernandes Cirino, explicou que o tema Transformações da sociedade brasileira nos últimos 40 anos proporcionará discussões sobre as transformações econômicas, políticas e sociais do Brasil nas últimas quatro décadas com a finalidade de promover reflexões e apontamentos sobre a atualidade e sobre o desenvolvimento econômico do país. Esses 40 anos, segundo ele, também correspondem e comemoram o tempo de funcionamento do DEE. “Resolvemos juntar o Seminário com a comemoração do aniversário do Departamento”, disse.

O primeiro palestrante foi o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais João Antônio de Paula, que relacionou a crise brasileira a um contexto amplo, de crises nacionais anteriores e de crises mundiais. De acordo com ele, é importante que o Brasil lembre como enfrentou as crises anteriores e pense em alternativas com mais envergadura para superar os problemas atuais: “o curto prazo, esse imediatismo, não tem nos levado muito longe”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares parabenizou o Departamento por ter escolhido um tema atual e destacou que a Universidade deve aproveitar o momento que o país vive e as discussões que surgem dele como laboratório e aprendizado para seus estudantes. “E é isso que eu vejo aqui hoje, nesse Seminário”.

40 anos do Departamento de Economia
O início do Seminário também contou com a participação do chefe do DEE, Evonir Pontes de Oliveira, que disse sentir satisfação e orgulho em participar de um evento que também comemora o aniversário do Departamento, e do professor aposentado Tancredo Almada Cruz, que compartilhou com o público a história dos 40 anos do setor.

A diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Soares Floresta, destacou que as atividades do DEE sempre foram importantes para unir Universidade e sociedade e produzir conhecimentos. Entre elas, a professora Maria das Graças destacou o acompanhamento da evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses e a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC) desde 1985 e, recentemente, a criação da Revista de Desenvolvimento e Políticas Públicas (Redepp). “Agradecemos o trabalho de todos que ajudaram a construir essa história”, disse.

Vale destacar que o prefeito Ângelo Chequer também acompanhou as atividades da noite.

(Divisão de Jornalismo)