Centro de Ciências Humanas inicia seu III Fórum de Pesquisa

13/09/2015

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) realizou, na noite da última quinta-feira (10), a cerimônia de abertura do seu III Fórum de Pesquisa. O evento tem como objetivo promover a articulação entre os pesquisadores dos diferentes departamentos que compõem o Centro e garantir que os vínculos criados se concretizem em publicações e projetos coletivos.

A diretora do CCH, Maria das Graças Soares Floresta, explicou que essa edição acontecerá continuamente até novembro – as duas edições anteriores, realizadas em 2009 e 2011, respectivamente, tiveram duração de apenas três dias. O primeiro Fórum, de acordo com ela, foi realizado para o CCH se conhecer internamente. O segundo, para as agências de fomento conhecerem o Centro. “Agora, precisamos aprimorar a articulação entre os pesquisadores e manter o diálogo com as agências”, contou.

A proposta, segundo a presidente da comissão organizadora do evento, a professora do Departamento de Letras Maria Carmen Aires Gomes, é que os pesquisadores do Centro se reúnam para discutir produções científicas e como os departamentos podem trabalhar temas variados em conjunto. “Achamos que as pesquisas podem ser mais empoderadas se constituirmos redes e parcerias, o que também é um dos critérios das agências de fomento”, disse. O objetivo final, de acordo com ela, é que os pesquisadores produzam propostas de artigos ou capítulos e protótipos de projetos de pesquisa. Também será pensada a criação de um novo programa de pesquisa em ciências humanas na UFV.

Na quinta-feira (10), além da cerimônia de abertura, o Fórum contou com a palestra do professor da Universidade de São Paulo Pedro Puntoni (foto abaixo). Entre as atividades que darão continuidade ao evento, além das discussões entre os pesquisadores, estarão seminários e uma mesa-redonda com a participação do presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, e de professores de Portugal e da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Nos próximos anos, a professor Maria das Graças lembrou que também acontecerão atividades, que ajudarão o Centro a pensar o IV Fórum.

Para o vice-reitor João Carlos Cardoso Galvão, o momento representa uma oportunidade de o CCH promover a interação dos seus pesquisadores e gerar projetos de pesquisa e artigos científicos em conjunto. “Queremos que todos os centros de ciências cresçam juntos, principalmente na pesquisa”, disse.

Vale destacar que o assessor especial da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Rubens Leonardo Panegassi também participou da mesa da cerimônia de abertura do evento.

Palestra
A primeira palestra do III Fórum de Pesquisa do CCH foi ministrada pelo professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo Pedro Puntoni (foto abaixo), que falou sobre cultura digital e “perspectivas emergentes no campo das ciências humanas”.

De acordo com ele, a tecnologia está provocando transformações significativas na área; a computação tem permitido abordagens quantitativas e estatísticas e usos de grandes bancos de dados, o que não era possível antigamente. “E as humanidades precisam pensar nesse momento, como a cultura digital transforma as relações humanas, as maneiras de perceber a cultura, as ações das pessoas... É um campo de reflexão que se abre para as humanidades”, disse.

(Divisão de Jornalismo)