Embrapii abre chamadas públicas para projetos em parceria com empresas

11/09/2015

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está com duas chamadas públicas abertas para que até cinco instituições de pesquisa mineiras possam ser credenciadas como Unidades Embrapii. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV, Luiz Alexandre Peternelli, esteve no lançamento dessas chamadas, no dia 1º de setembro, em Belo Horizonte (MG), e está em busca de propostas que possam ser submetidas aos editais. “É mais uma porta que se abre para parcerias com empresas e a UFV deve fazer parte deste projeto”, disse.

O Pró-reitor explica que o credenciamento como Unidade Embrapii não é para a Universidade em si, mas para laboratórios ou equipes que atendam às exigências de cada edital.

As áreas de conhecimento consideradas prioritárias na chamada 01/2015 (primeira chamada) são:

• 1. Diagnósticos in vitro: biologia molecular, robótica, reagentes químicos, sensores, adutores
  • 2. Biodispositivos e biosensores: dispositivos implantáveis com materiais bioabsorvíveis, dispositivos com microeletrônica embarcada, com sensores e transdutores para sinais biomédicos, nano instrumentação
  • 3. Bioengenharia e implantes: robótica, neurociência, biomecânica, eletroestimulação, órtese e prótese de mobilidade
  • 4. Biomateriais: engenharia de tecidos, cerâmicos, metálicos
  • 5. Biologia sintética: engenharia genética, reconstrução genômica
  • 6. Biotecnologia ambiental: bioremediação, biodegradáveis, resíduos sólidos
  • 7. Bioquímica de renováveis: Enzimas, biocombustíveis
  • 8. Biofármacos e farmoquímicos

A segunda chamada (02/2015) permitirá apresentar propostas em uma área de competência menos restritiva. Neste caso, o credenciamento será exclusivo para o segmento da Unidade candidata responsável pela área de competência definida no plano de ação.

A Embrappi é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como missão contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira por meio do fortalecimento de universidades e institutos de pesquisa. O modelo de atuação da Embrappi permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) das empresas. As Unidades Embrapii possuem recursos disponíveis exclusivamente para projetos de inovação.

Para participar da chamada 01/2015, deve-se preparar, inicialmente, uma “carta de manifestação de interesse” até as 12h do dia 14 de setembro. Para a chamada 02/2014, esta carta poderá ser entregue até as 12h do dia 21.

Para participar na chamada 01/2015, os grupos devem comprovar que já contam com financiamento empresarial de pelo menos R$ 5 milhões captados entre 2010 e 2014. Pelo menos 50% dos recursos devem estar direcionados para as áreas de interesse da Embrapii. Para participar na chamada 02/2015, os grupos devem comprovar a contratação de R$ 7 milhões de recursos de empresas no período 2012-2014.

A Embrapii pode contribuir com até um terço dos custos do projeto de suas Unidades, reduzindo o aporte financeiro necessário para a inovação. Dessa forma, os riscos e custos diminuem enquanto o conteúdo tecnológico das inovações aumenta a competitividade empresarial.

Os documentos sobre as chamadas 01/2015 e 2/2015 estão disponíveis no site embrapii.org.br/categoria/chamadas-publicas.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação está à disposição de unidades, projetos, equipes ou laboratórios da UFV interessados em participar desta chamada pública, prestando maiores esclarecimentos e auxiliando no preparo e envio dos documentos exigidos.

Na fotografia, um registro da cerimônia de apresentação das chamadas, que foi realizada pela coordenadora de Planejamento da Embrapii, Ana Arroio (à esq.), e acompanhada pelo pró-reitor Luiz Peternelli e pela assessora adjunta de Inovação da Fapemig, Elza Araújo (ao centro)​.

(Léa Medeiros)