Campus Viçosa

Homenagens marcam aniversário de 89 anos da UFV

31/08/2015

Foram concedidas medalhas para 77 profissionais, dentre professores e técnicos administrativos

Na sexta-feira (28) em que a UFV completou 89 anos, foi realizada a tradicional homenagem aos funcionários que contribuem para a história da Universidade. A noite de cerimônia aconteceu no Espaço Acadêmico Cultural Fernando-Sabino e teve início com a entrega das medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito, uma das mais importantes honrarias da UFV concedidas anualmente aos profissionais que se diferenciaram em suas atividades.

Neste ano, foi agraciado com a medalha do Mérito em Ensino o professor do Departamento de Biologia Geral Lúcio Antônio de Oliveira Campos, responsável pela implantação do primeiro Programa de Educação Tutorial na UFV. Em seu discurso, ele destacou que o mérito da homenagem é de todos que contribuíram para o seu reconhecimento. Além disso, recomendou que a UFV não se afaste da sua excelência no ensino e do seu compromisso acadêmico diante dos desafios que virão nos próximos anos. 

O professor do Departamento de Engenharia Agrícola Marcos Heil Costa recebeu a medalha de Mérito em Pesquisa por ser um dos docentes da UFV com maior número de publicações em revistas de alto impacto. Seus trabalhos são reconhecidos por demonstrarem que o desmatamento amazônico e do cerrado têm consequências econômicas e interferem nos recursos hídricos e na produção agrícola nacionais. Marcos Heil dedicou a homenagem à causa da agricultura sustentável e disse que a medalha só foi conquistada porque a UFV permite aos pesquisadores realizarem suas atividades e demonstrarem seus potenciais.

A medalha de Mérito em Extensão foi concedida à professora do Departamento de Economia Rural France Maria Gontijo Coelho, autora de diversos livros e artigos que são referência na área de extensão rural. Sua experiência vem dos desafios encontrados em assentamentos, na agricultura familiar e no acompanhamento da luta pela reforma agrária do Brasil. France Gontijo afirmou que na extensão "pulsa a democratização da Universidade" e que acredita na prática extensionista que não é invasiva, nem prepotente, mas baseada no diálogo problematizador.

O chefe da Divisão de Gráfica Universitária, José Paulo de Freitas, foi homenageado com a medalha de Mérito Administrativo por demonstrar, em seus 43 anos de serviço na instituição, ética, compromisso, liderança e boas práticas de racionalização dos recursos públicos. Ele lembrou que, durante a infância, o campus da UFV foi o quintal da sua casa, e que começou a sua carreira na Universidade com 13 anos na função de aprendiz das artes gráficas. Para José Paulo, o trabalho na UFV o ensinou a crescer com "compromisso, responsabilidade e dedicação".

Medalhas Bello Lisboa e José Valentino da Cruz

Também foram concedidas medalhas para 77 profissionais, dentre professores e técnicos administrativos. Conquistaram as medalhas Bello Lisboa 18 professores que completaram 25 anos de efetiva dedicação, em tempo integral, às atividades acadêmicas e administrativas e progrediram, por seus méritos, na hierarquia da carreira do magistério superior. Eles foram representados pelo professor do Departamento de Fitotecnia José Maria Moreira Dias. Em seu discurso, o docente afirmou que a UFV possui “um ambiente propício e agradável para o exercício pleno das atividades acadêmicas” e que apresenta um “extraordinário crescimento sem perder a qualidade em todos os níveis”.

As medalhas José Valentino Cruz (Candinho) foram entregues a 52 técnicos administrativos e sete técnicas, com 30 e 25 anos de serviço, respectivamente. Alberto Simão da Silva falou em nome de todos os homenageados e lembrou que ao longo de 30 anos de atividades foi necessário acompanhar as mudanças tecnológicas e nas relações de trabalho. Ele também desejou que os servidores públicos da UFV possam cumprir suas funções com “ética, integridade e respeito”, pautados pelo trabalho em equipe.

A reitora Nilda Soares, que classificou a noite como “memorável”, parabenizou a todos os medalhistas e disse que a homenagem é uma forma de demonstrar o reconhecimento e o zelo da Universidade com aqueles que vêm se dedicando e contribuindo para a história dos 89 anos da instituição. Ela ainda destacou que, diante do momento de restrição orçamentária do país, é possível perceber ainda mais como os profissionais da UFV colaboram com excelência para a organização da Universidade.

A cerimônia também foi acompanhada pela TV Viçosa. Confira a reportagem: 
https://goo.gl/JRWuDB

 

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)