Aposentados recebem homenagem da UFV

28/08/2015

José Paulo recebeu a homenagem em nome de seu pai, Paulo de Freitas, por 25 anos de aposentadoria

Pelo terceiro ano consecutivo, a UFV dedicou um momento da semana de celebração de seu aniversário para homenagear professores e técnicos administrativos aposentados. A cerimônia, desta vez, aconteceu no Salão Nobre do campus Viçosa, onde cerca de 100 ex-servidores da Universidade receberam, na tarde de quinta-feira (27), um certificado de agradecimento pelo trabalho realizado na instituição.

As homenagens foram para quem, em 2015, completa 5 (Jubileu de Madeira), 10 (Jubileu de Estanho), 15 (Jubileu de Cristal), 20 (Jubileu de Porcelana), 25 (Jubileu de Prata) e 35 anos (Jubileu de Coral) de aposentadoria. Da lista com mais de 300 pessoas, cerca de 100 confirmaram presença.

Na plateia, majoritariamente masculina, estava Maria das Graças Oliveira Cardoso, que recebeu o certificado pelos 20 anos de aposentadoria dela e do marido, Dilermano Cardoso, que não pôde participar do momento. A ex-funcionária do Serviço de Saúde da UFV, onde trabalhou com nutrição materno-infantil, se disse lisonjeada com a homenagem, a qual considera muito importante para que as pessoas não se sintam esquecidas.

Representantes
Os sentimentos predominantes na tarde foram resumidos por Rizele Maria de Castro Reis e de Antônio Carlos Ribeiro, o “Dudu”, que discursaram em nome dos técnicos e dos professores, respectivamente. Rizeli, idealizadora e ex-diretora da Editora UFV, aposentada há cinco anos, veio de Belo Horizonte, onde reside atualmente, para participar da cerimônia. Ela comentou sobre o orgulho de fazer parte da história da instituição e lembrou que a missão da Universidade de manter o ensino, a pesquisa e a extensão afinados com a sociedade tem sido cumprida, de forma eficaz, pelo fato de a UFV dispor, em sua estrutura organizacional, de um corpo docente e técnico-administrativo “capacitado, responsável e experiente”. Para Rizele, “agradecimento” é a palavra que melhor expressa tudo o que a UFV fez pelos seus ex-funcionários: “hoje, aposentados, acende, em nós, as lembranças e saudades dos dias de árduo e profícuo trabalho na UFV, da nossa gratificante rotina, dos nossos colegas, das conversas felizes e descontraídas durante o cafezinho, enfim, da nossa vida ufeviana”.

Emocionado, “Dudu” contou um pouco sobre sua trajetória como professor e sobre o fato de não ter visto o tempo passar desde que se aposentou há 20 anos. Até porque não se desligou totalmente da Universidade, participando de diversas atividades direta ou indiretamente ligadas a ela, por exemplo no oferecimento de cursos sobre café na Semana do Fazendeiro e como presidente da Associação de Ex-Alunos (AEA), cargo que ocupa há quatro anos, depois de ter sido vice por mais de uma década. Contar sobre sua história é uma forma que o professor Dudu encontrou para, “despretensiosamente”, se colocar como exemplo para os aposentados mais recentes e para os que ainda se tornarão: “estou muito bem, em paz com a vida, com os amigos, em família e até com os fatos que vão ocorrendo, que, às vezes, chegam a meter medo”. Ele desejou aos homenageados “uma vida longa, ativa, de caridade e plena de realizações” e, à UFV deixou registrado o seu “eterno reconhecimento e gratidão”.

O agradecimento também deu tom aos discursos do reitor em exercício João Carlos Cardoso Galvão e do pró-reitor de Gestão e Pessoas, Ely Rosa, que dividiram a mesa da cerimônia com presidentes e representantes dos sindicatos de técnicos e professores da UFV. Em seu discurso, Ely destacou vários aspectos do passado e do presente da UFV, “uma universidade federal de renome nacional e internacional”, lembrou sobre a importância dela para a cidade e região e ressaltou o papel dos homenageados na construção da história da instituição. E recomendou: “cabe a nós manter o patrimônio que vocês construíram; a nova geração tem que conduzir a instituição com mesma seriedade com que vocês a levaram”.

O reitor em exercício se disse “muito emocionado e honrado em prestar essa homenagem em nome da Universidade aos queridos aposentados, que podem ser chamados de construtores da instituição”. O professor João Carlos afirmou que “a Universidade Federal de Viçosa não se cansará de agradecer as horas de dedicação de trabalho na construção e consolidação de sua história, com amor e dedicação”. E lembrou: “a UFV é tão grandiosa, graças ao trabalho de todos; as pessoas que aqui trabalharam e trabalham foram e serão sempre nosso maior patrimônio”.

Nas fotos, registros do evento. Clique no centro delas para melhor visualização.

(Adriana Passos – Fotos: Daniel Sotto Maior)