UFV recebe professor e estudantes mexicanos

21/08/2015

Os estudantes de Redes Agroalimentares ficarão em Viçosa até dezembro

Desde quarta-feira (19), o campus Viçosa está recebendo o professor Carlos Guadarrama (no centro da foto) e quatro estudantes de licenciatura em Redes Agroalimentares do campus Veracruz da universidade mexicana Autónoma Chapingo. Eles estão participando de atividades em diversas áreas, como agroecologia e agroindústria.

O professor ficará na instituição por apenas uma semana, mas os estudantes vieram integrar o grupo de outros 10 graduandos mexicanos que estão em mobilidade acadêmica na UFV desde o início do ano. Eles são os primeiros da universidade Chapingo a se beneficiarem do convênio que existe entre as instituições e, até dezembro, cursarão disciplinas regulares e participarão de projetos dos departamentos de Economia Doméstica, Economia Rural, Educação, Fitotecnia e Nutrição e Saúde, além de atividades do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e de instituições parceiras, como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O professor Carlos afirmou que a UFV tem muitos recursos educativos e tecnológicos e a universidade Chapingo considera a parceria que possibilita mobilidades acadêmicas como “um caminho muito bom, muito positivo para os estudantes”. Aqui, de acordo com ele, os graduandos têm contato com outro idioma, outra cultura e outras ideias; “o que os fazem crescer”.

A licenciatura em Redes Agroalimentares, como o professor Carlos contou, é uma novidade na universidade Chapingo, no México “e, possivelmente, na maior parte do mundo”. Entre suas propostas estão a promoção da autogestão comunitária, diálogo de saberes, economia solidária, formação integral com arte, cultura e atividades físicas e redes agroalimentares. O principal objetivo, segundo ele, é compreender os atores rurais e como acontecem os processos da produção para a mesa e da mesa para o corpo: “e não podemos compreender sem crescermos o suficiente para isso”. A licenciatura foi iniciada em 2012 e tem sua primeira formatura prevista para junho de 2016.

O professor Carlos ainda destacou que espera que a parceria seja estendida e que também possibilite a mobilidade acadêmica de estudantes da UFV no México.

Na UFV, os visitantes estão sendo orientados e acolhidos pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e acompanhados pelo Programa de Pós-graduação em Agroecologia, por meio do professor do Departamento de Fitotecnia Ricardo Santos, que esteve em contato com eles anteriormente, em outras oportunidades.

(Izabel Morais)