Professores são premiados em congresso de Sociologia Rural

19/08/2015

O professor Alair Ferreira de Freitas, do Departamento de Economia Rural (DER) da UFV, recebeu o Prêmio José Gomes da Silva pela melhor tese de doutorado na área de Sociologia Rural. O prêmio foi concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) durante o congresso realizado, em julho, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. A tese Dinâmicas Sociais e Desenvolvimento Territorial no Território Serra do Brigadeiro: Atores, Redes e Instituições, foi defendida no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, orientada pelo professor Ivan Beck Chagnazaroff.

Ainda durante o Congresso, o professor Dênis Antonio da Cunha, também do Departamento de Economia Rural, e o pesquisador Marcel Viana Pires, receberam o Prêmio Ruy Miller Paiva pelo melhor artigo publicado, em 2014, na Revista de Economia e Sociologia Rural da Sober. Com o título Climate change and adaptive strategies in Brazil: the economic effects of genetic breeding, o artigo traz um estudo pioneiro no país sobre como o melhoramento genético pode contribuir para a adaptação de agricultores diante dos cenários de mudanças climáticas. Marcel Viana Pires, primeiro autor do artigo, foi bolsista do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV, sob supervisão do professor Dênis entre 2013 e 2015. Detalhes sobre a publicação podem ser obtidos aqui.

(Divisão de Jornalismo – UFV)